Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU implanta sinalizações da campanha “Olhe e Sinalize” na avenida Arthur Thomas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU implanta sinalizações da campanha “Olhe e Sinalize” na avenida Arthur Thomas

Intervenção visa trazer mais segurança aos pedestres que circulam pela região, principalmente idosos

  • Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Terça, 08 de Agosto de 2017, 15h00

Nesta terça-feira (8) é comemorado internacionalmente o Dia do Pedestre e, para celebrar a data, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) executa mais uma etapa da campanha “Olhe e Sinalize”. O mais novo ponto a receber as intervenções é a avenida Arthur Thomas, no jardim Bandeirantes, próximo ao cruzamento com a rua Serra Pedra Selada. A demarcação da via está programada parar ocorrer no período da manhã e será seguida de ações de orientação e conscientização para o uso da faixa.

Segundo Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação no Trânsito da companhia, a escolha do local se deu em razão do alto fluxo de veículos e pedestres. Além de concentrar diversos estabelecimentos comerciais nas imediações, próximo à área está localizado o Centro de Convivência da Pessoa Idosa da região Oeste. “Muitas pessoas com mais de 60 anos passam por ali diariamente. É um ponto de trânsito intenso, onde a gente também faz fiscalizações com radar móvel. O local já registrou mortes por atropelamento em anos anteriores, daí a importância das pinturas e placas da campanha.”

O coordenador ressalta que, se utilizar a faixa de segurança é recomendação válida para pessoas de todas as faixas etárias, entre os idosos a advertência é ainda mais importante. “É um público que, em geral, tem mobilidade reduzida e já não possui o mesmo reflexo da juventude ou idade adulta. Por isso, atravessar a via sempre no lugar certo é fundamental. Mas além disso, é preciso também esticar o braço para indicar o interesse em atravessar, olhar para os dois lados e só então, depois que os automóveis estiverem completamente imobilizados, realizar a passagem”, reforça.

Números - De janeiro a junho deste ano, 177 atropelamentos foram registrados em Londrina. As ocorrências resultaram em 13 óbitos, sendo 8 entre indivíduos acima dos 60 anos. Dados do Placar do Trânsito indicam que, da totalidade dos registros, somente 3 aconteceram sobre as faixas de pedestres. “Isso reforça o conceito de que, de fato, esses locais são espaços mais seguros”, afirma Ribeiro.

O coordenador destaca ainda que, em parceria com a Polícia Militar (PM), a companhia tem desenvolvido diversas iniciativas de fiscalização espalhadas pela cidade. Desde o lançamento da campanha “Olhe e Sinalize”, no último dia 18, já foram mais de 1.200 abordagens e cerca de 64 autuações emitidas. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não dar prioridade ao pedestre que se encontra na faixa a ele destinada é infração de natureza gravíssima, com perda de sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47.

Foto: Ilustrativa

Registrado em:
Fim do conteúdo da página