Página inicial > Últimas Notícias > Autuações por descarte irregular de resíduos totalizam 22 neste ano

Autuações por descarte irregular de resíduos totalizam 22 neste ano

Número é referente aos flagrantes realizados pela CMTU entre janeiro e agosto

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Sexta, 11 de Agosto de 2017, 08h25

Desde o início da atual gestão, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) tem intensificado a fiscalização sobre o descarte irregular de resíduos em Londrina. De janeiro até agosto, 22 indivíduos foram autuados em flagrante pela prática, 17 a mais que o mesmo período de 2016. Entre os fatores apontados para o sucesso das ações estão as rondas realizadas em parceria com a Guarda Municipal (GM), a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e a Força Verde, além da colocação de agentes em pontos fixos de vigilância.
Josiane Correia, coordenadora de Fiscalização da companhia ressalta que o patrulhamento tem ocorrido todos os dias em diversos locais e horários, inclusive aos finais de semana. “As fiscalizações acontecem diariamente e muitos veículos utilizados no transporte dos detritos vêm sendo apreendidos. Estamos fechando o cerco contra a prática e temos investido na divulgação das iniciativas, de forma a reforçar junto à população que jogar lixo em terrenos públicos e particulares é proibido”, conta.

A coordenadora ressalta a importância da colaboração dos moradores na conservação dos espaços de uso coletivo. “É preciso que as pessoas entendam que, se em administrações anteriores determinada área foi utilizada como ecoponto, atualmente isso já não existe mais em Londrina. Hoje, nós temos o Ponto de Entrega Voluntária (Pev), que funciona em dois endereços nas zonas norte e leste. Estes são os únicos locais apropriados para o recebimento de detritos”. Até o final de 2017, a intenção da CMTU é inaugurar outros dois pontos legalizados para a disposição de detritos, totalizando quatro pontos, um em cada região da cidade.

Josiane apela para que o londrinense auxilie a companhia na fiscalização e também se responsabilize pelo cuidado da cidade. “Zelar pelo ambiente é dever de todos, não apenas do poder público. É preciso que o cidadão se comporte como fiscal, informando a CMTU e a GM sobre estes episódios”. Ela orienta que, na impossibilidade de efetuar a denúncia, o morador faça fotos ou vídeos da ocorrência, de modo que o material sirva como prova para a emissão da multa.

Para repassar informações sobre o despejo clandestino de lixo e entulho, a população pode entrar em contato com a companhia pelo número 3379-7900. O atendimento funciona de segunda a sexta- feira, das 8h às 17h. Além da companhia, também a GM atua na fiscalização. A corporação atende no número 153, 24 horas por dia.

Foto: Arquivo CMTU