Página inicial > Últimas Notícias > CMTU treina agentes de endemias para campanha de reciclagem

CMTU treina agentes de endemias para campanha de reciclagem

Treinamento ministrado pela Companhia tem como objetivo capacitar servidores para a conscientização quanto à importância da prática na luta contra o mosquito Aedes aegypti

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 14h34

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) começou nesta segunda-feira (14), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, o trabalho de capacitação dos 180 agentes de endemias de Londrina. O treinamento aborda de que maneira as mudanças de hábito na separação do lixo podem ajudar no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika Virus e Chikungunya

O primeiro dia da ação, desenvolvida na sala de espetáculos do Sesc Centro, localizado na rua Fernando de Noronha, área central, reuniu 22 trabalhadores. Amanhã, o treinamento continua das 11h às 14h. A programação contempla a capacitação ainda nesta quinta e sexta-feira desta semana; e na segunda e terça-feira da semana que vem.

Na oportunidade, eles aprenderam sobre o ciclo da reciclagem no município e tiraram as principais dúvidas quanto à segregação e destinação dos resíduos. O objetivo é que os conhecimentos adquiridos pelos agentes colaborem na conscientização dos moradores durante as visitas nos domicílios.

Para potencializar o trabalho informativo a ser desempenhado pelo setor de endemias, a CMTU produziu uma nova logomarca para o Londrina Recicla (nome do programa de coleta seletiva na cidade) e preparou panfletos e cartazes a serem distribuídos em condomínios. O material será confeccionado com o apoio da Tetra Pak, dando continuidade à parceria já firmada entre a empresa e o poder público.

Segundo a gestora ambiental da CMTU, Eliene Moraes, a união de forças dos dois órgãos nasceu da preocupação quanto ao vínculo entre o mosquito e o espaço em que ele se prolifera. “É uma questão de saúde e meio ambiente. Onde tem lixo e sujeira, há maior índice de criadouros”. Além disso, Eliene afirma que a ação é necessária, pois o trabalho realizado pelos fiscais está intimamente ligado às práticas de destinação correta do lixo.

Fora os agentes, participaram do treinamento os presidentes das cooperativas de catadores Zaqueo Vieira, da Cooper Região, e Adriana Fernandes da Cruz, da Cooper Mudança. Avaliando resultados de ações anteriores, os representantes afirmaram que a parceria com os servidores do setor de endemias só tem a beneficiar a cidade. “Nós temos muito que aprender com eles, e eles com a gente. É muito importante trabalhar em conjunto para evitar ao máximo os problemas relacionados ao mosquito da dengue”, disse Adriana. "Presenteada mesmo será a população e o meio ambiente”, completou Vieira.

A partir dos índices do Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), a Secretaria de Saúde conseguiu mapear os pontos da cidade com maior número de focos do mosquito localizados em depósitos materiais recicláveis. Com esses resultados, a ideia é que a parceria com a CMTU colabore para uma maior conscientização de moradores. “Nós queremos limpar esses locais com lixo de uma forma que envolva a população. Fazendo com que as pessoas enxerguem que a questão dos resíduos e do mosquito pode ser resolvida de um jeito fácil, pela reciclagem”, afirmou a gerente de Vigilância Ambiental, Diana Martins.

Após a capacitação de 180 agentes de Londrina, a CMTU e Secretaria usarão os dados do LIRAa do mês de agosto para organizar ações de limpeza e de conscientização nas regiões mais afetadas pela incidência de focos do mosquito na cidade.

Foto: Comunicação CMTU