Página inicial > Últimas Notícias > Uso das redes sociais auxilia CMTU na divulgação da campanha “Olhe e Sinalize”

Uso das redes sociais auxilia CMTU na divulgação da campanha “Olhe e Sinalize”

Ferramentas têm incrementado caráter educativo da iniciativa;

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 15h43

Para ampliar o alcance das ações de conscientização da campanha “Olhe e Sinalize”, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) investe no uso das redes sociais. Por meio da página da Prefeitura de Londrina no Facebook, diversas publicações têm ido ao ar para orientar pedestres e motoristas sobre o uso correto da faixa de segurança.

O conteúdo mais recente sobre a campanha foi veiculado nesta quarta-feira (16) e traz a medalhista olímpica Natália Falavigna. Bronze em Pequim 2008, a atleta aparece na imagem com o braço estendido para indicar a forma adequada de aguardar em frente à faixa e mostrar aos condutores a intenção de atravessar.

Outro esportista que colaborou com a iniciativa da CMTU é o ciclista Luciano Pagliarini, participante de jogos olímpicos e pan-americanos, além de diversas competições internacionais. Para os próximos dias ainda estão programadas novas publicações com figuras de expressão na cidade. Dupla sertaneja, jornalistas, comunicadores e autoridades municipais devem contribuir com a ação.

O objetivo, segundo o coordenador de Educação no Trânsito da companhia, Carlos Eduardo Ribeiro, é unir em prol da campanha pessoas que têm história com o município. “Todas as participações têm ocorrido voluntariamente, sem nenhum custo para a CMTU. São personalidades que se preocupam com Londrina e, de certa forma, decidiram emprestar sua popularidade por entenderem a importância da campanha.”

Além de personagens importantes para a cidade, também animais e montagens gráficas – geralmente de cunho humorístico - integram o conteúdo online da “Olhe e Sinalize”. No último dia 9, por exemplo, a companhia ganhou um reforço animal na divulgação da iniciativa. Numa imagem em que aparece com uma das patas esticadas para “pedir passagem”, Uddy Borges – cão da raça golden retriever que só no Instagram acumula quase 60 mil seguidores – fez sucesso na página da Prefeitura. O post foi visualizado por 44.208 internautas e teve 1.400 curtidas, 270 compartilhamentos e 110 comentários. Até agora, cerca de 107 mil pessoas foram alcançadas pelas 10 postagens sobre a campanha no Facebook.

“Muita gente tem interagido com os conteúdos, elogiado, cobrado mais sinalização e fiscalização. Tudo isso nos motiva a continuar com as iniciativas”, avalia Ribeiro. Para o coordenador, o uso das redes sociais para a divulgação de mensagens educativas ajuda a aproximar os moradores da causa. “As pessoas se identificam com o conteúdo postado, que geralmente tem apelo muito grande. Isso auxilia na disseminação das nossas mensagens, faz com que mais gente tenha acesso ao que estamos propondo”, frisou.

Campanha - Lançada no dia 18 de julho, a intenção da “Olhe e Sinalize” é orientar o pedestre quanto à necessidade de parar na calçada em frente à faixa, esticar o braço para demonstrar o interesse em atravessar, olhar para os dois lados da via e só então, com os veículos parados, iniciar a passagem. Junto aos condutores, o programa trabalha a ideia de redução da velocidade e imobilização do veículo próximo aos locais de travessia, sempre que alguém a pé estiver esperando para passar.

Além do trabalho de divulgação nas redes sociais, a companhia disponibiliza diversos conteúdos para que a população também desempenhe esse papel educativo. Os materiais audiovisuais da campanha podem ser encontrados nos sites da Prefeitura e da CMTU. Nos portais, é possível fazer o download de panfletos, placas, gifs, comerciais de TV e rádio, entre outros.