Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Evento de ilustração recebe produções com o tema “pedestre”
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Evento de ilustração recebe produções com o tema “pedestre”

Durante o encontro, a CMTU vai receber desenhos e pinturas que abordem a temática proposta; após análise e seleção, criações vão compor exposição durante a Semana Nacional do Trânsito

  • Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 20h53

Com o objetivo de reunir desenhos e pinturas que abordem a temática do pedestre na dinâmica das ruas, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) participa, no próximo sábado (26), da Guerra de Ilustrações. O evento será realizado no bar Pier Santa Mônica, a partir das 18h, e reunirá artistas e o público em geral para expor trabalhos e debater questões relacionadas à segurança de quem anda a pé.

A intenção da companhia é que as produções apresentadas no encontro sejam selecionadas para uma exposição artística programada para o mês que vem, durante a Semana Nacional do Trânsito. De acordo com Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação da CMTU, a ideia é que, por meio da arte, os participantes reflitam e expressem suas próprias concepções sobre o universo do pedestre.

Segundo Ribeiro, que possui formação na área de artes, manifestações artísticas como pintura e ilustração reproduzem a realidade sob o ponto de vista do criador, a partir de uma leitura de mundo única e subjetiva. “Estamos ansiosos para a o evento de sábado porque não sabemos o que esperar. A única coisa certa é cada trabalho trará a criatividade e a compreensão singular de cada um em relação ao trânsito”, frisou.

Para que as obras estejam de acordo com o padrão pretendido para a mostra a ser realizada em setembro, a CMTU pede que as criações sejam confeccionadas em formato A3 (297 x 420mm) base rígida ou papel de gramatura 240g. Após serem expostos, durante a Guerra de Ilustrações, os trabalhos serão analisados e selecionados pela companhia até o próximo dia 1º.

As produções escolhidas para compor a exposição na Semana do Trânsito serão exibidas entre os dias 18 e 25 de setembro. Entre os locais de grande movimentação sondados para receber as obras estão o Terminal Rodoviário de Londrina (TRL), o Aeroporto Governador José Richa, algum shopping ou mesmo centro comercial.

Para participar do evento não é necessário ter experiência em desenho ou pintura.  A Guerra de Ilustrações é aberta para todo mundo: motoristas, pedestres, gente iniciada nas artes ou quem apenas se arrisca nos rabiscos. “Pode usar lápis, tinta, giz de cera, caneta e o que mais o autor quiser. O importante é utilizar a linguagem artística para falar do pedestre no trânsito”, incentiva Ribeiro.

Evento - Criada em 2009 de forma independente, a Guerra de Ilustrações promove encontros mensais entre ilustradores e o público em geral. Realizado sempre num bar diferente, o evento tem como objetivo fomentar a cultura da ilustração em Londrina por meio do intercâmbio de ideias e da exposição dos trabalhos produzidos. Durante os encontros, cada participante leva o que confeccionou e apresenta os conceitos, ideias, técnicas e processos que originaram a obra.

Serviço :

Guerra de Ilustrações com a temática “Pedestre no Trânsito”
Data: sábado (26), a partir das 18h
Local:  Bar Pier Santa Mônica – Rua da Lapa, nº 200

Registrado em:
Fim do conteúdo da página