Página inicial > Últimas Notícias > CMTU desativa semáforos no cruzamento da Harry Prochet com a PR-445

CMTU desativa semáforos no cruzamento da Harry Prochet com a PR-445

Com a liberação do trânsito na rodovia, movimento nas marginais caiu consideravelmente; equipamentos removidos serão realocados para outro trecho da via, dessa vez na altura do conjunto Saltinho

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Quinta, 24 de Agosto de 2017, 10h32

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) desativou, na manhã desta quarta-feira (23), os semáforos localizados na junção da avenida Harry Prochet com a PR-445, em frente ao Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), na região sul de Londrina. A medida foi tomada porque, com a liberação do tráfego sob o viaduto da Waldemar Spranger, em maio passado, o movimento nas marginais da rodovia diminuiu consideravelmente. A avaliação da Diretoria de Trânsito da companhia é que, no cruzamento onde estavam posicionados os equipamentos, a sinalização vertical e horizontal seja suficiente para disciplinar o fluxo.

De acordo com o diretor de Trânsito da companhia, Hemerson Pacheco, a instalação dos dispositivos no local foi uma intervenção temporária, que desde o início tinha prazo de validade. “A colocação ocorreu com o objetivo de desafogar as marginais na época do bloqueio do fluxo na altura da Waldemar Spranger, já que nas imediações existem universidades e um shopping, o que gera tráfego pesado. No entanto, com a liberação das partes superior e inferior do viaduto, a movimentação intensa foi transferida para a rodovia, aliviando as marginais”, explicou.

Com a remoção dos equipamentos, a CMTU executou readequações nas pinturas a realizou a instalação de novas placas. Na área, setas de indicação de direção, marcas de canalização para direcionamento do fluxo, faixas de retenção e legendas de parada obrigatória regulam a circulação dos veículos. “A sinalização está completa. Os condutores que cumprirem as normas de trânsito e dirigirem atentamente não terão problema algum com a mudança”, afirma Pacheco.

Ativados no mês de março a pedido do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), os equipamentos cumpriram a função de trazer mais segurança e fluidez à via durante o tempo necessário para as obras naquele trecho da PR-445. Com a retirada, agora os semáforos serão transferidos para outro ponto da rodovia, dessa vez na saída para Curitiba.

“Já sabíamos que a trincheira construída na rodovia, na altura conjunto Saltinho, também precisaria ser semaforizada. Estávamos aguardando o recebimento do projeto e a autorização por parte do DER para início da implantação”, conta o diretor. As obras para afixação da estrutura no novo local foram iniciadas ontem (22) e devem ser finalizadas até a semana que vem, a depender das condições climáticas. Depois disso, é necessária a instalação elétrica por parte da Copel. A expectativa é que os dispositivos comecem a funcionar nas primeiras semanas de setembro.