Página inicial > Últimas Notícias > Casal é autuado pela CMTU por descarte irregular no Morro do Carrapato

Casal é autuado pela CMTU por descarte irregular no Morro do Carrapato

Flagrante foi realizado no sábado (26), enquanto cidadãos despejavam tecidos e plásticos na rua

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Segunda, 28 de Agosto de 2017, 17h38

Em nova fiscalização contra o descarte irregular de resíduos em Londrina, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) autuou um casal pelo despejo clandestino de tecidos e plásticos em área pública. A ação, que contou com apoio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), da Guarda Municipal (GM) e da Força Verde, ocorreu na manhã do último sábado (26), no Morro do Carrapato, região leste de Londrina.

Segundo a coordenadora de fiscalização da companhia, Josiane Correia, os agentes à paisana patrulhavam a rua Ernesta Galvani dos Santos quando houve o flagrante. “Um homem e uma mulher estavam retirando do porta-malas do automóvel uma série de resíduos. Após a abordagem, eles foram impedidos de continuar e ainda tiveram de recolher o que já estava no chão”, contou.

Josiane explicou que os infratores foram autuados segundo o Código de Posturas do Município (Lei nº 11.468/2011), que proíbe o descarte irregular de resíduos em espaços públicos e particulares da cidade. “Lavramos o auto e agora o valor da multa será determinado pelo diretor de Operações da CMTU. As circunstâncias do caso serão analisadas e, a depender do entendimento, o valor da sanção pode chegar a R$ 3 mil”, frisou.

De acordo com a coordenadora, o casal tentou justificar a atitude informando que o material jogado seria queimado. No entanto, também esta prática é nociva ao meio ambiente, uma vez que prejudica o solo, a atmosfera e pode resultar em incêndios de grandes proporções. Por causa do disso, além da autuação da companhia, os dois cidadãos também foram notificados pela Sema.

Josiane ressaltou que as operações de fiscalização têm ocorrido com frequência, em diversas regiões e bairros do município. “Londrina dispõe do Ponto de Entrega Voluntária para a disposição de entulho, galhos de árvore, sofás, colchões e móveis em madeira. Nossa autuação visa fechar o cerco contra os poluidores para, gradativamente, instaurar entre a população uma cultura de responsabilidade e civilidade em relação ao lixo que cada um produz. Estamos fiscalizando muitos pontos diferentes e, portanto, quem insiste na prática ilegal está sujeito à penalidades previstas em lei”, destacou.

Os moradores podem auxiliar a CMTU na fiscalização. Para repassar informações sobre o despejo clandestino de detritos, o denunciante pode entrar em contato com pelo número 3379-7900. O atendimento funciona de segunda a sexta- feira, das 8h às 17h. Além da companhia, também a GM atua na fiscalização. A corporação atende no número 153, 24 horas por dia.

Foto: Divulgação CMTU