Página inicial > Últimas Notícias > CMTU inicia nova modalidade de limpeza nos lagos da cidade

CMTU inicia nova modalidade de limpeza nos lagos da cidade

Serviço tem como objetivo remover galhos, troncos e árvores caídas que se acumulam no interior dos corpos d’água

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Quarta, 30 de Agosto de 2017, 08h38

A pedido do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) inaugurou nesta terça-feira (29) uma nova modalidade de limpeza dos lagos da cidade. Até então o serviço era realizado com a utilização de barcos, a partir de agora o procedimento contará com o reforço de uma pá-carregadeira. O objetivo é empregar o maquinário na remoção de galhos, troncos e árvores caídas que se acumulam na superfície aquática.

A primeira limpeza especial foi realizada na manhã de hoje, no Igapó II. Segundo o diretor de Operações da CMTU, Odivaldo Moreno, o trabalho será feito de modo contínuo em todos os trechos do principal cartão postal de Londrina, bem como nos lagos Norte e Cabrinha. “A solicitação para a retirada dos resíduos verdes do interior destes locais partiu do prefeito, que se mostrou preocupado com a situação”, contou.

De acordo com Moreno, o serviço ainda não era feito porque, historicamente, os contratos para a conservação das lagoas previam a retirada de garrafas PET, folhas, sacolas plásticas e outros pequenos detritos apenas por meio do trabalho de barqueiros, que “peneiravam” o corpo d’água para remover a sujeira. Por causa do peso e tamanho dos resíduos e pela falta de equipamentos adequados, as árvores que tombavam para dentro dos limites hídricos permaneciam no lugar.

“Percebemos que, com o assoreamento do Igapó e a presença de galhos e árvores mortas inteiras na água, algumas ilhotas estavam se formando. A situação estava atrapalhando a rotina de limpeza, já que em alguns pontos a equipe não estava conseguindo aproximar o bote para fazer a remoção do lixo. Diante disso, o desafio lançado pelo prefeito foi que a CMTU achasse uma maneira de resolver o problema através dos contratos vigentes, sem qualquer acréscimo financeiro para a companhia”, detalhou o diretor.

Moreno conta que a solução encontrada foi fazer uso da pá-carregadeira incluída no contrato com a Construrban – terceirizada que, entre outras atribuições, opera as atividades de coleta e transporte de entulhos. Ele garante, no entanto, que o serviço nos lagos será intercalado com as obrigações originais da empresa, de modo a não prejudicar a limpeza dos pontos de descarte irregular e a manutenção das unidades do Ponto de Entrega Voluntária (Pev).

Procedimento - Para o resgate dos resíduos verdes, o procedimento adotado é acessar a borda dos lagos e estacionar o trator num ponto seco e seguro, que não ofereça chances para que o veículo patine ou atole. Paralelamente, barqueiros conduzem um cabo de aço preso ao braço da pá-carregadeira até os resíduos. Depois de devidamente conectados à máquina, os detritos são içados até a superfície, onde são recolhidos e levados à destinação final.

Para os casos necessários, a CMTU vai contar com o apoio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). Para facilitar o trabalho, a pasta se prontificou a somar na limpeza realizando, com motosserras, o corte das árvores e galhos maiores. “Trata-se de uma solução conjunta, organizada para melhorar a conservação e o aspecto visual do nosso mais importante cartão postal e dos demais corpos d’água do município”, afirmou o diretor.

Além da nova modalidade de atuação e do serviço de coleta feito com a utilização de botes, a companhia mantém diversas outras atividades de limpeza no entorno dos lagos. Os espaços de lazer e convivência recebem capina, roçagem, coleta manual de lixo jogado no chão, rastelagem, esvaziamento de lixeiras e pintura periódica de meios-fios. As manutenções ocorrem diariamente e o detalhamento das tarefas pode ser conferido todos os dias no site da CMTU, no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br.