Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU leva palestra sobre educação no trânsito a colégio da região sul
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU leva palestra sobre educação no trânsito a colégio da região sul

  • Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 08h37

Convite para a iniciativa veio de pesquisadora que desenvolve projeto em instituição do conjunto Cafezal

Nesta sexta-feira (1), a partir das 13h30, a coordenadoria de educação da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) ministra palestra aos alunos do 8º ano do Colégio Estadual Professora Maria José Balzanelo Aguilera, no conjunto Cafezal, região sul de Londrina. Entre os temas abordados estão os principais problemas viários da cidade,números sobre a violência nas ruas, além de comportamentos inadequados ao volante e atitudes eficientes na preservação da vida no trânsito.

O objetivo é que a iniciativa auxilie os estudantes na elaboração de frases e ilustrações para uma minicampanha sobre o tema. Ao final das fases previstas, os trabalhos produzidos devem compor uma exposição artística programada pela CMTU para a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro.

O convite para ação partiu da professora universitária e pesquisadora Juliana Barbosa, que entre agosto e o mês que vem desenvolve entre os alunos da instituição atividades com o tema “educação no trânsito”. A realização do projeto é requisito para que ela finalize um curso de formação pedagógica e a proposta à CMTU veio em função da relevância do assunto, somado à proximidade da semana dedicada à questão. O programa é trabalhado no colégio junto à disciplina de Língua Portuguesa e prevê a execução de três etapas: planejamento, criação e desenvolvimento.

“A ideia é que os adolescentes reflitam, façam pesquisas e, a partir disso, criem slogans e desenhos relacionados à temática proposta. A CMTU entra justamente nesse processo inicial, para que as informações da palestra subsidiem os alunos durante as criações”, conta Juliana. Ela detalha que a produção dos trabalhos será acompanhada por universitários de Publicidade e Propaganda da faculdade Pitágoras – onde a pesquisadora leciona. Como forma de colocar em prática conhecimentos adquiridos no curso, eles darão suporte na criação das frases e na digitalização e finalização dos desenhos confeccionados.     

O coordenador de Educação no Trânsito da companhia, Carlos Eduardo Ribeiro, ressaltou que é fantástico que, a cada dia, a sociedade esteja mais preocupada com a dinâmica do trânsito e se proponha a fomentar discussões a respeito do dia a dia das ruas. O coordenador considera que, por meio da palestra e das demais atividades previstas por Juliana no decorrer do projeto, os adolescentes terão a oportunidade de pensar em soluções para os problemas apontados. “Sem dúvida, isso deve influenciar o comportamento do aluno quando este, a partir dos 18 anos, se tornar motorista. Em muitos casos, o aprendizado proporcionado contribui para que até os pais experimentem uma mudança de hábitos ao volante”.

Exposição - Além das criações dos adolescentes do Aguilera – como é conhecido o colégio – devem integrar a mostra organizada pela CMTU os desenhos e pinturas selecionados durante a Guerra de Ilustrações, realizada no último sábado (26) em um bar da cidade. O evento reuniu artistas e o público em geral e teve o eixo “pedestre no trânsito” como tema central. Entre os locais sondados para receber a mostra da companhia estão o Terminal Rodoviário de Londrina (TRL), o Aeroporto Governador José Richa ou algum shopping ou centro comercial.

Foto: Divulgação CMTU

Registrado em:
Fim do conteúdo da página