Página inicial > Últimas Notícias > Agentes de endemias fazem trabalho de conscientização no Heimtal

Agentes de endemias fazem trabalho de conscientização no Heimtal

Atuação em parceria com a CMTU visa sensibilizar moradores para aderirem à coleta seletiva

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Terça, 05 de Setembro de 2017, 09h41

Após treinamento viabilizado pela parceria entre a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Secretaria Municipal de Saúde, agentes de endemias iniciaram nesta segunda-feira (4) um trabalho de conscientização porta a porta junto aos moradores do Heimtal, na região norte de Londrina. O objetivo é sensibilizar a população para a coleta seletiva, de modo a incentivar a separação do lixo reciclável e, assim, contribuir para a diminuição dos criadouros do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, zika virus e chikungunya. As atividades continuam na terça-feira (5) e, posteriormente, serão repetidas em outras localidades com alta taxa de infestação do mosquito.

Segundo a analista ambiental da CMTU, Eliene Moraes, além do trabalho habitual de verificação dos focos do Aedes, a atuação dos agentes visa instruir quanto à correta separação dos resíduos. “Eles também estão habilitados a informar qual a cooperativa de catadores responsável pelo atendimento e o dia da coleta nos locais, ressaltando a relação entre o acondicionamento incorreto dos materiais e as formas de reprodução do mosquito”, disse.

Eliene contou que os agentes receberam capacitação para esse tipo de abordagem e estão utilizando panfletos educativos sobre o tema para incrementar o processo de conscientização. “A expectativa é multiplicar a participação dos moradores do Heimtal na coleta e, com isso, favorecer a diminuição dos focos no bairro”, afirmou.

De acordo com dados do 3º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2017, o patrimônio Heimtal apresentou um dos maiores índices de infestação da cidade – 5%.  O estudo revelou ainda que itens recicláveis, como potes plásticos e garrafas, estão entre os principais criadouros para as larvas.

A gerente do setor de Endemias, Diana Martins, contou que, em outras oportunidades, as ações de parceria entre a CMTU e a Secretaria de Saúde renderam bons resultados. “Percebemos que, em anos anteriores, os bairros que receberam atividades de conscientização relacionadas à segregação dos resíduos apresentaram, dois ou três meses depois, índices muito baixos no LIRAa. Além disso, existe também o aumento na separação do reciclável, o que representa mais trabalho e renda para os catadores”, destacou.

Treinamento - A capacitação dada pela CMTU aos agentes, ministrada entre os dias 14 e 22 de agosto, envolveu informações sobre a relação entre o acúmulo de lixo e a proliferação de focos do mosquito da dengue. Depois do Heimtal, as abordagens porta a porta vão ocorrer em todo o município, contemplando a distribuição de panfletos e cartazes nas residências e condomínios.