Página inicial > Últimas Notícias > CMTU realiza fiscalização especial em novos locais da campanha “Olhe e Sinalize”

Ação acontecerá em 17 pontos nesta quarta-feira (20); para cobrir as áreas de travessia, cerca de 70 pessoas foram escaladas para a operação

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Quarta, 20 de Setembro de 2017, 15h37

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), em parceria com a Guarda Municipal de Londrina (GM) e a Polícia Militar do Paraná (PM), realiza nesta quarta-feira (20), durante todo o dia, uma grande operação para fiscalizar as faixas de pedestres em Londrina. A iniciativa se desenvolve em 17 pontos nas Avenidas Duque de Caxias, Inglaterra, Saul Elkind, Arthur Thomas, Maringá e Rua Araguaia, que receberam placas da campanha “Olhe e Sinalize”. Além da fiscalização, a iniciativa envolve abordagem e distribuição de panfletos de conscientização sobre o uso adequado dos locais de travessia.

De acordo com o coordenador de Educação do Trânsito da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, a intenção é fazer um patrulhamento ostensivo, já que estas vias caracterizam-se pelo intenso fluxo de veículos, pela grande concentração de estabelecimentos comerciais e alta circulação de pedestres. “Cerca de 60 placas foram confeccionadas e instaladas nestes locais. Sem dúvida, a medida vai trazer mais tranquilidade e segurança a quem anda a pé. No total, 70 pessoas entre agentes, guardas e policiais vão participar da ação. Queremos mostrar que a campanha ‘Olhe e Sinalize’ tem a ver com educação no trânsito, mas também com fiscalização preventiva”, explica o coordenador.

Lançado pela CMTU no mês de julho, o programa “Olhe e Sinalize” se propõe a instaurar entre os condutores o hábito de reduzir a velocidade do automóvel e imobilizar o veículo próximo às faixas de pedestres, sempre que alguém estiver com o braço estendido sinalizando a intenção de atravessar. Entre quem anda a pé, a campanha busca sensibilizar para o costume de cruzar as vias somente em locais apropriados, sempre esticando as mãos, ainda na calçada, para pedir passagem.

A ampliação da “Olhe e Sinalize” e a fiscalização nos locais contemplados com a nova sinalização fazem parte do calendário da Semana Nacional do Trânsito em Londrina. Confira abaixo os pontos que passaram a contar com as placas e pinturas especiais:

Av. Duque de Caxias, 1589 (Máxi)
Av. Duque de Caxias, 450 (Próximo à Prefeitura)
Av. Inglaterra x Rua Italia
Av. Inglaterra, 198
Av. Inglaterra, 505 (Viscardi)
Av. Inglaterra, 700
Av. Inglaterra, 1143
Av. Saul Elkind, 434
Av. Saul Elkind, op 813 (Centro Cultural)
Av. Saul Elkind, próximo a R. Odilon Braga (Sesc)
Av. Saul Elkind, 2805 (Cemitério Jardim da Saudade)