Página inicial > Últimas Notícias > Dia Mundial sem Carro movimenta Praça Nishinomiya nesta sexta-feira (22)

Dia Mundial sem Carro movimenta Praça Nishinomiya nesta sexta-feira (22)

Além de propor discussões sobre a dinâmica do trânsito em Londrina, evento vai oferecer atividades educativas e de entretenimento

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 08h08

Diversos países ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial sem Carro nesta sexta-feira (22). Londrina segue a tendência global e, para celebrar a data, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) preparou um festival de atrações na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto. As atividades ocorrem das 7h30 às 17h e a programação inclui ações educativas e recreativas para crianças e adultos. O objetivo é contribuir para uma reflexão mais apurada sobre a dinâmica do trânsito, além de chamar atenção para o uso de soluções alternativas de mobilidade urbana, como o uso da bicicleta e do transporte coletivo.

Por causa do evento, o trânsito na avenida Santos Dumont será bloqueado na altura da praça, tanto no sentido bairro quanto em direção ao centro. Não será possível circular ou estacionar no entorno do local e o fluxo rumo ao Hospital Universitário (HU) será desviado para a rua Tenente João Maurício Medeiros, entre o estacionamento e o saguão do Aeroporto Governador José Richa. Já para quem segue no sentido oposto, a opção será acessar à direita, na rua De Pinedo, e depois à esquerda, na Sacadura Cabral. Para auxiliar os condutores, durante todo o dia agentes municipais farão a orientação e o monitoramento do trânsito na região. dia.sem.carro.ILUSTRATIVA.P

Atrações - Aberto a toda a população e com entrada gratuita, o 1º Festival Dia Mundial sem Carro vai ter distribuição de pipoca, algodão doce e água. A festa já tem confirmada a presença de cerca de 1000 crianças e adolescentes atendidos por instituição filantrópicas da cidade. O transporte deles à Nishinomiya será feito de graça por 14 ônibus das empresas TCGL, Londrisul, Garcia e Til.

A CMTU vai oferecer jogos lúdicos sobre segurança no trânsito, como tapete interativo, jogo da memória e roleta. Haverá ainda a entrega de materiais de orientação, a exposição das placas da campanha “Olhe e Sinalize” e a exibição de vídeos com depoimentos reais de pessoas que foram vítimas ou tiveram familiares envolvidos em acidentes.

A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou caixas de giz colorido e a proposta é que o asfalto se transforme num grande mural com desenhos e frases sobre o trânsito. A ideia é que os convidados tenham um dia diferente, recheado de diversão, convivência e aprendizado. Segundo o coordenador de Educação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, o objetivo é que, após aprenderem mais sobre a dinâmica viária, as crianças e adolescentes soltem a imaginação. “Queremos proporcionar um momento de reflexão, que eles tragam para a via o entendimento singular de cada um sobre tudo o que for visto durante o evento”, destacou.

A Fundação de Esportes de Londrina (Fel) marca presença com atividades físicas, partidas de vôlei e bola queimada. A Guarda Municipal (GM) e a Polícia Militar (PM) atuam com dicas de segurança, enquanto a Polícia Rodoviária Federal faz a exposição de viaturas.

O Corpo de Bombeiros traz instruções de prevenção e combate a incêndios, enquanto o Sesc disponibiliza jogos de raciocínio. A Unimed vai abordar questões de saúde e alimentação e a Sorrifácil fala sobre cuidados bucais. Completam o rol de atrações os testes de visão e coordenação motora realizados pelo Sest/Senat, bem como as abordagens de representantes da Sanepar e da Copel.

Bloqueio viário - De acordo com o coordenador Carlos Eduardo Ribeiro, os desvios no trânsito durante Dia Mundial sem Carro foram pensados para, justamente, devolver ao pedestre espaços cada vez mais ocupados pelo asfalto nos médios e grandes centros urbanos. “O fechamento de um pequeno trecho em uma única via, hoje, é algo simbólico. Mas uma hora essa discussão precisa ser encarada de frente porque tem a ver com o tipo de cidade que estamos construindo para o futuro”, ressaltou.

Ribeiro explicou que, para priorizar o pedestre e o transporte coletivo ante ao número crescente de veículos nas ruas, alguns municípios ao redor do mundo adotam o rodízio de automóveis, outros implantam pedágios urbanos ou restringem as vias do centro somente para acesso a pé. “Ainda que timidamente, precisamos começar a refletir sobre isso. Por que nos tornamos tão dependentes dos carros? Vai chegar um momento em que não vai haver espaço para todo mundo”, alertou Ribeiro.

O Dia Mundial sem Carro foi criado na França e se espalhou para outros países a partir dos anos 2000. A data internacional tem por objetivo estimular a reflexão sobre os problemas causados pelos automóveis, como poluição e congestionamentos, propondo a diminuição do seu uso e a adoção de formas alternativas de transporte.