Página inicial > Últimas Notícias > Agentes da CMTU realizam mutirão de doação de sangue na segunda-feira (25)

Agentes da CMTU realizam mutirão de doação de sangue na segunda-feira (25)

Iniciativa visa abastecer os estoques do Hemocentro, que atende diversas vítimas de acidentes de trânsito

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 16h34

Na próxima segunda-feira, às 8h, agentes e outros servidores da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizam um mutirão solidário de doação de sangue. A iniciativa ocorre como parte da Semana Nacional do Trânsito em Londrina e visa abastecer os estoques do Hemocentro do Hospital Universitário (HU). A atitude é voluntária e será realizada durante o expediente ou não, já que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) prevê a dispensa, uma vez por ano, dos trabalhadores que pratiquem o gesto. Após a doação, os funcionários que se sentirem bem poderão retomar as atividades laborais.

Segundo Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação no Trânsito da companhia, o convite a participar da ação foi estendido também à Guarda Municipal (GM), Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE), forças policiais participantes das atividades da Semana do Trânsito. “Temos 25 colaboradores da CMTU que já confirmaram a doação. Queremos ampliar ao máximo possível a iniciativa para ajudar as pessoas que precisam. Muitas recebem transfusões em função de acidentes de trânsito, então este é um motivo a mais para o mutirão”, explicou.

Para viabilizar as doações, a CMTU e Hemocentro ajustaram a abertura do local em horário diferenciado, a partir das 8h. Normalmente, o espaço está aberto a receber doadores nos dias úteis a partir das 13h. “Além de contribuir com o banco de sangue, o gesto dos agentes tem o intuito de contribuir na conscientização para a causa”, contou Ribeiro.

Para fazer a doação, é necessário que a pessoa tenha entre 16 e 69 anos, apresente documento oficial com foto, esteja em boas condições de saúde e pese acima dos 50kg. Além de outros requisitos, disponíveis no endereço www.uel.br/hu/hemocentro/pages/requisitos-para-doar.php, fatores revelados durante a entrevista prévia com o médico podem impedir o interessado de doar. No entanto, no geral o procedimento é simples, rápido e indolor.

Foto: Ilustração