Página inicial > Últimas Notícias > Atividades do Dia Mundial sem Carro animam Praça Nishinomiya

Atividades do Dia Mundial sem Carro animam Praça Nishinomiya

Jogos e atrações de conscientização para crianças marcaram o evento

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 17h04

dia.sem.carro.V2Nesta sexta-feira (22), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou atividades e atrações para comemorar o Dia Mundial sem Carro. As ações, localizadas na Praça Nishiomiya, região leste, começaram nesta manhã de sexta-feira e se estendem até 17h. No evento, jogos, brincadeiras e materiais de orientação foram utilizados para instigar o debate sobre os direitos e obrigações de todos os que fazem parte do trânsito.

O 1º Festival Dia Mundial sem Carro de Londrina contou com várias atrações. Para as crianças e adolescentes, foi realizada a distribuição de pipoca e algodão- doce, além de jogos de tabuleiro e cama-elástica. A CMTU também ofereceu jogos lúdicos sobre segurança no trânsito, como o tapete interativo, jogo da memória e roleta.  Para os adultos e professores, foram entregues materiais de orientação, exibidos vídeos com depoimentos reais de pessoas que foram vítimas ou tiveram familiares envolvidos em acidentes e a exposição das placas da campanha “Olhe e Sinalize”. Hoje, espera-se que cerca de 1.100 pessoas passem pelo local.

Maria Eduarda, de 11 anos, estudante da sexta série do Centro Educacional Marista Irmão Acácio, foi uma das crianças que se divertiu com as atrações do evento. Além de pular na cama-elástica e tirar foto com agentes municipais, ela participou do jogo de conscientização realizado no ônibus da Econorte.

dia.sem.carro.V3“Vou conseguir falar para os meus pais sobre as regras de trânsito e tentar ajudar eles”, disse a estudante. Thaíse Pereira, professora do Centro Educacional Marista Irmão Acácio, também aproveitou e elogiou o evento. Segundo ela, as atividades lúdicas conseguem chamar a atenção das crianças e ao mesmo tempo, conscientizá-las. “Usar esses jogos e brincadeiras é educar para o trânsito, e educar para o trânsito também é educar para a vida.”, afirmou.

O principal objetivo do evento de hoje é promover a reflexão sobre novas possibilidades no trânsito. De acordo com o coordenador de Educação no Trânsito da companhia, Carlos Eduardo Ribeiro, ações como a flexibilização do horário de entrada e saída de colégios e comércios poderiam contribuir para a melhoria no fluxo do trânsito. “É uma discussão que não é fácil, mas esse é objetivo da ação, propor esse debate à sociedade”, afirmou.

Hemerson Pacheco, diretor de Trânsito da CMTU, lembrou que o Festival do Dia Mundial sem Carro é uma das ações da Semana de Trânsito organizada pela companhia. Ele considera que essas ações conscientizam e criam uma cultura de educação no trânsito para o usuário. Pacheco também afirmou que as atividades voltadas para o público infantil são importantes para as mudanças no futuro. “Temos que despertar um comportamento diferente nesses formadores de opinião do futuro”, reforçou.

dia.sem.carro.V4Atrações - O evento também contou com a parceria de vários órgãos da cidade. A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou material para a criação de um mural de desenhos das crianças presentes. A Fundação de Esportes de Londrina (Fel) realizou atividades físicas, partidas de vôlei e bola queimada. A Guarda Municipal (GM) e a Polícia Militar (PM) atuaram com dicas de segurança, enquanto a Polícia Rodoviária Federal faz a exposição de viaturas.

O Corpo de Bombeiros trouxe instruções de prevenção e combate a incêndios, enquanto o Sesc disponibilizou jogos de raciocínio. A Unimed abordou questões de saúde e alimentação e a Sorrifácil estava presente falando sobre cuidados bucais. Testes de visão e coordenação motora foram realizados pelo Sest/Senat e a distribuição de mudas de árvores foi realizada pela Secretaria do Ambiente.

Fotos: Vivian Honorato