Página inicial > Últimas Notícias > CMTU utiliza casos reais para chamar atenção para as mortes em acidentes

CMTU utiliza casos reais para chamar atenção para as mortes em acidentes

Vídeos com depoimentos de envolvidos em episódios de violência viária sensibilizaram internautas durante a Semana Nacional do Trânsito

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 09h05

Noventa pessoas morreram no trânsito em Londrina em 2016 e, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, o número de óbitos chegou a 59.  Foi para chamar atenção ao índice de mortes e “dar cara” às estatísticas da violência viária que a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) levou ao ar, entre 19 e 23 de setembro, cinco vídeos com depoimentos reais de pessoas que foram vítimas ou tiveram familiares envolvidos em acidentes. As gravações foram publicadas durante a Semana Nacional do Trânsito na página da Prefeitura no Facebook, além de terem sido veiculadas durante a programação de uma emissora de TV local. Nos próximos dias, estarão disponíveis também no site da CMTU.

De acordo com Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação da companhia, a ideia era alcançar quem assistisse de uma forma diferente, carregada de sensibilidade e emoção. “Alguns órgãos já trabalharam com esse tipo de abordagem, mas nossa intenção era produzir o material com gente daqui, dando identidade às estatísticas. Uma coisa é ter acesso a dados de incidentes, outra é conhecer o rosto, a voz e a dor de quem passou por esse tipo de situação. Saber que aquela história aconteceu  com o professor, o vizinho, o indivíduo que está  todos os dias no ônibus, por exemplo, muda a sua relação com os números”, afirmou.

Produção - A confecção dos vídeos envolveu diversas etapas e teve como idealizadora a coordenadoria de Educação no Trânsito da CMTU. O roteiro e a busca pelos personagens foram feitos pela companhia, enquanto as gravações e a edição do conteúdo tiveram a TV Tarobá como responsável. “Fizemos por meio de parceria. Para encontrar os depoentes, tivemos acesso a uma lista da Secretaria Municipal de Saúde com 40 nomes de pessoas que tinham se envolvido ou perdido parentes e amigos em acidentes viários. Por se tratar de assunto delicado e envolver bastante dor e sofrimento, somente cinco concordaram em participar do material. Na hora de ir para a frente das câmeras no estúdio, o número caiu para 2. Para fechar em cinco, precisamos ir atrás de outros casos”, contou Ribeiro.

O coordenador relatou que as filmagens tiveram muitos momentos de choro e comoção. Cada depoimento teve em torno de uma hora, mas por questões técnicas foi necessário reduzir o tamanho para cerca de um minuto e meio. Apesar disso, os vídeos tiveram grande repercussão entre os espectadores.  Juntos, os cinco depoimentos tiveram mais de 90 mil visualizações no Facebook e alcançaram aproximadamente 213 mil internautas. “Muita gente se sensibilizou com os relatos e certamente teve um tempo de reflexão sobre a epidemia de mortes que estamos vivendo no trânsito brasileiro. O país contabiliza, todos os anos, cerca de 50 mil óbitos nas ruas e avenidas das cidades. Esse cenário precisa mudar”, ressaltou Ribeiro.

Programação - Além da produção e divulgação dos itens audiovisuais, a Semana Nacional do Trânsito, que encerra nesta segunda-feira (25), envolveu uma série de eventos. Pedalada de 18 km, exposição artística com produções relacionadas ao tema, Dia Mundial Sem Carro, fiscalizações em faixas de pedestres, blitze educativas e da Lei Seca, comemorações do Dia do Agente, dentre outras atrações, contribuíram para uma reflexão mais apurada sobre as relações estabelecidas na dinâmica viária.

Uma das últimas iniciativas ocorreu hoje, numa ação solidária em que fiscais de trânsito e outros servidores da CMTU se organizaram para reabastecer os estoques de sangue do Hemocentro do Hospital Universitário (HU). Na próxima sexta (29), oficialmente fora do calendário da Semana mas ainda como parte da programação, um workshop com aulas teóricas e práticas sobre direção defensiva para motociclistas marca o encerramento das atividades.