Página inicial > Últimas Notícias > Ações da Semana do Trânsito alcançaram 297 mil pessoas em Londrina

Ações da Semana do Trânsito alcançaram 297 mil pessoas em Londrina

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 17h55

Balanço divulgado pela CMTU leva em conta iniciativas presenciais e online

olhe.sinalize.foto cmtu.PA Semana Nacional do Trânsito chegou ao fim, nesta segunda-feira (25), com saldo de aproximadamente 297 mil pessoas alcançadas pelas atividades de conscientização e fiscalização na cidade. Oito mil foram abordadas durante as 73 ações presenciais desenvolvidas, enquanto outras 289 mil foram atingidas por 22 iniciativas online veiculadas pela página da Prefeitura de Londrina no Facebook. Realizada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) com o apoio de parceiros e das forças policiais, a programação da Semana envolveu adultos e crianças em discussões sobre a violência viária e o peso das escolhas individuais na dinâmica das ruas.

Nessa perspectiva, a companhia teve a campanha “Olhe e Sinalize” como carro-chefe do calendário de atividades. A implantação das placas e pinturas alusivas ao programa foi intensificada e ampliada para mais 17 pontos nas avenidas Duque de Caxias, Inglaterra, Saul Elkind, Arthur Thomas, Maringá e Rua Araguaia. As 60 intervenções orientativas resultaram na abordagem de 3.180 pessoas e na emissão de 184 autuações por desrespeito ao pedestre. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não dar prioridade a quem anda a pé, quando este se encontrar na faixa a ele destinada, é infração de natureza gravíssima, com perda de sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47.

De acordo com o diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco, a quantidade de gente instruída sobre a campanha evidencia o caráter educativo da iniciativa. “Mesmo com estrutura limitada, com muito empenho nós conseguimos atingir o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre o uso adequado da faixa”. O diretor afirmou que as ações serão intensificadas até o final do ano para que, cada vez mais, o londrinense cultive em si o hábito de respeitar os locais de travessia.

Números - Além do balanço da campanha “Olhe e Sinalize” na Semana do Trânsito, outros números chamam atenção: foram mais de 800 condutores parados em blitze, 3 carros apreendidos, 7 carteiras de habilitação recolhidas, 5 autos emitidos por embriaguez ao volante e 2 motoristas presos por estarem bêbados.

idoso.baile.V3O baile “Olhe, Dance e Sinalize” reuniu 653 idosos no Moringão para falar de segurança no trânsito, saúde e qualidade de vida. O Dia Mundial sem Carro, realizado na Praça Nishinomiya, atraiu mais de 800 crianças e adultos para atividades educativas e recreativas. No último sábado (23), uma pedalada de 18km espalhou 152 ciclistas pelas ruas da cidade e 1.856 motoristas receberam orientação dos agentes da CMTU durante a tradicional benção de carro.

Com depoimentos reais de pessoas que foram vítimas ou tiveram familiares envolvidos em acidentes fatais, a companhia levou mensagens de apelo para a construção de novas relações ao volante. Os cinco vídeos, produzidos especialmente para a Semana, foram ao ar entre 19 e 23 de setembro no perfil da Prefeitura no Facebook. Somadas a outras publicações da CMTU na página, as iniciativas alcançaram mais de 289 mil internautas.

Para o coordenador de Educação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, o impacto do calendário de ações foi ainda maior. “Acreditamos que, mesmo que indiretamente, mais pessoas tenham sido tocadas pelas intervenções. Muitos não chegaram a ser abordados, mas certamente viram o trabalho nas ruas e, ainda que por um momento, refletiram a respeito e até mudaram de atitude. Neste ano, apostamos no contato cara a cara com a população e os resultados ainda estão sendo colhidos. Sem dúvida, o balanço é extremamente positivo”, afirmou.

Realizada entre os dias 18 e 25, a Semana Nacional do Trânsito em Londrina foi uma realização da CMTU em parceria com a Guarda Municipal (GM), secretarias municipais, Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e empresas apoiadoras.

Fotos: Divulgação CMTU e Vivian Honorato