Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU oferece curso de pilotagem segura a motociclistas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU oferece curso de pilotagem segura a motociclistas

Dividido entre aulas teóricas e práticas, workshop com inscrições já esgotadas visa capacitar interessados a lidarem com situações adversas no trânsito

  • Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 15h58

Nesta sexta-feira (29), a partir das 19h, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a empresa Porto Seguro promovem o workshop “Pilotagem Segura”. Voltado exclusivamente a motociclistas e com as 110 vagas disponibilizadas já preenchidas, o curso será ministrado no Sest/Senat, localizado na rua Santa Terezinha, nº 1.377, no jardim Interlagos. Com o módulo prático a ser realizado no sábado (30), a iniciativa envolve a emissão de certificado e se propõe a trabalhar entre os participantes a direção defensiva. Apesar de ocorrer fora do calendário oficial, encerrado na segunda-feira (25), o evento faz parta da programação da Semana Nacional do Trânsito em Londrina.  

Segundo Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação da CMTU, a iniciativa visa capacitar os motociclistas a lidarem com situações adversas no dia a dia das ruas, levando em conta que eles estão entre as principais vítimas de acidentes. “O conteúdo vai ensinar como se posicionar na via, como melhorar a eficiência da moto, como entrar e sair de curvas quando o asfalto estiver molhado ou com pedriscos, além de revisitar as noções de direção defensiva que aprendemos durante a autoescola”, contou.

Ribeiro contou que a ideia era que o evento ocorresse durante a Semana Nacional do Trânsito. No entanto, por conta da agenda apertada do palestrante, o curso precisou ser transferido de data. “No ano passado foi sucesso de público e, para não deixarmos de oferecer em 2017, optamos por realizar, mesmo que oficialmente, fora da Semana”, explicou. Limitado ao número de 110 vagas por questões de estrutura, o curso tem como guia o instrutor de pilotagem defensiva Carlos Amaral, que desde 1997 é certificado pelo Detran-SP para atuar na área.

Para participar, as exigências eram que o candidato possuísse carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria A e levasse motocicleta e capacete próprios durante as aulas práticas. Para estas atividades, é aconselhável que o indivíduo utilize calças em tecido grosso, camisa ou camiseta de manga comprida, além de calçados fechados.

Registrado em:
Fim do conteúdo da página