Página inicial > Últimas Notícias > Fiscalização de descarte irregular resulta em multa e prisão em Londrina

Fiscalização de descarte irregular resulta em multa e prisão em Londrina

Durante ação na região norte, um cidadão foi autuado pelo despejo de entulho; outro indivíduo, com mandado de prisão em aberto, acabou encaminhado ao 4º DP

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 16h11

Um homem foi preso e outro acabou autuado durante nova fiscalização contra o descarte irregular de resíduos em Londrina. A ação integrada entre Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e Força Verde ocorreu na tarde desta quarta-feira (27), na estrada de terra localizada próximo ao cruzamento das avenidas Saul Elkind e Angelina Ricci Vezozzo, na região norte de Londrina.

Na oportunidade, dois indivíduos foram flagrados enquanto descartavam entulhos da construção civil em área pública. Na abordagem, um deles foi multado pelo despejo clandestino enquanto o outro, depois de constatado mandado de prisão em aberto por lesão corporal e ameaça, recebeu voz de prisão da Força Verde e foi encaminhado ao 4º Distrito Policial para os procedimentos cabíveis.

De acordo com Josiane Correia, coordenadora de fiscalização da CMTU, o local onde o caso foi registrado é utilizado ilegalmente pela população como ponto de bota-fora. “O espaço costuma ser usado para o despejo dos mais diversos tipos de lixo e, nas últimas semanas, percebemos que o volume de material na área tem aumentado. Diante disso, temos buscado intensificar o patrulhamento, já que a prática é proibida em todos os terrenos públicos e particulares de Londrina”, afirmou.

Por causa da atitude, os fiscais da companhia emitiram auto de infração de acordo com o Código de Posturas do Município, Lei nº 11.468/2011. As circunstâncias do episódio serão analisadas e, a depender do entendimento do diretor de Operações da CMTU, Odivaldo Moreno, o valor da sanção pode chegar a R$ 3 mil.

Josiane ressaltou que, além das fiscalizações de rotina, as ações conjuntas com a Sema e as forças policiais têm ocorrido com frequência. “Temos fechado o cerco contra os poluidores e operações como a de ontem vão continuar se repetindo. Além de extremamente nocivos ao meio ambiente, atos assim trazem péssimas consequências à saúde pública. Tanto pela questão da dengue quanto pela proliferação de outros vetores de doenças”, alertou a coordenadora.

Ela orientou que os moradores com resíduos a serem descartados busquem as unidades do Ponto de Entrega Voluntária (Pev) para não caírem na ilegalidade. Situados na rua Capitão João Busse, no jardim Nova Conquista, e na Aníbal Balarotti, no Residencial Vista Bela, os espaços estão aptos a receber boa parte dos materiais gerados nos domicílios.

Além de entulhos, podas e galhos de árvores, nos locais podem ser dispostos sofás, colchões e móveis em madeira. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. A expectativa da CMTU é que, até o final do ano, outros dois Pevs sejam instalados na cidade. O objetivo é ampliar a disponibilidade de áreas para o despejo correto de resíduos, reforçando as estruturas já existentes nas regiões leste e norte.