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CMTU - Nota à imprensa – coleta do lixo

  • Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Terça, 03 de Outubro de 2017, 15h15

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) notificou, na manhã desta terça-feira (3), a terceirizada responsável pelo recolhimento do lixo domiciliar em Londrina, Kurica Ambiental, pela paralisação no serviço desde a noite de ontem (2), cujo turno de trabalho se encerrou nesta madrugada. O turno começa às 19h e encerra às 3h20. A intimação, que determina o retorno imediato das atividades, foi emitida hoje porque o contrato prevê a formalização de queixas somente após o encerramento do período em que a empresa deveria executar a coleta e não o fez.

A greve dos coletores, alheia a vontade da CMTU e que prejudica a sociedade, foi motivada pela demissão de um motorista que trafegava acima da velocidade permitida. É importante ressaltar, que esta decisão da empresa em demitir o trabalhador, não cabe a interferência da companhia.  
A CMTU ressalta que a fiscalização das cláusulas contratuais é realizada diariamente e inclui a verificação de todos pontos envolvidos, desde a prestação do serviço aos moradores, à utilização de equipamentos de segurança individual (EPIs) por parte dos trabalhadores e ao funcionamento dos caminhões. A inspeção ocorre durante o dia e também no período noturno. Tanto que, desde o começo da atual contratação, iniciada em 25 de março deste ano, a companhia emitiu à terceirizada 20 notificações por problemas constatados. Todos os apontamentos, inclusive, foram prontamente sanados pela Kurica após as notificações.

Comunicamos que ontem, 17 caminhões operaram normalmente na cidade durante todo o dia. Os veículos rodaram nos bairros e levaram o lixo à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) sem nenhum tipo de falha, portanto em condições adequadas de trabalho. A manutenção dos carros é feita periodicamente, dentro da oficina localizada na sede da empresa, e também é acompanhada pela companhia.

Como forma de resguardar os direitos dos coletores, a CMTU condiciona o pagamento mensal da Kurica à apresentação dos comprovantes de pagamentos dos trabalhadores. Assim, a terceirizada só recebe pelo serviço prestado após comprovar a quitação dos salários e o depósito do INSS, do fundo de garantia (FGTS) e do ticket refeição dos empregados. Desde o início do contrato, a empresa está cumprindo rigorosamente esta determinação.

Em relação ao uso dos uniformes, todas as terças-feiras a companhia conduz, juntamente com um técnico em segurança do trabalho contratado pela empresa, a inspeção das vestimentas, luvas e dos calçados utilizados pelos trabalhadores. Até o presente momento, a avaliação é de que os itens vêm apresentando plenas condições de uso, com total segurança ao desenvolvimento das atividades. Em março passado, todos os funcionários receberam um kit com os artigos necessários ao cumprimento do trabalho.

A CMTU está acompanhando as negociações entre os contratados, a empresa e o sindicato da categoria. A expectativa é que as partes entrem em acordo e o serviço seja retomado o quanto antes, primeiramente nos locais que ficaram sem atendimento na noite de ontem. A companhia orienta que, até a normalização da coleta, a população não coloque os resíduos na rua, evitando, assim, a ação de animais e o acúmulo de sujeira nas vias.

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