Página inicial > Últimas Notícias > CMTU participa do II Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito

Além de discutir soluções para a dinâmica das ruas, companhia aproveitou o evento para apresentar a campanha “Olhe e Sinalize”

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Quarta, 11 de Outubro de 2017, 17h16

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) marcou presença, na semana passada, no II Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito, realizado em Brasília. Organizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) entre os dias 4 e 5, o evento reuniu cerca de 120 técnicos e autoridades do gerenciamento viário de todo o país. Além de discutir os atuais problemas do trânsito brasileiro e o papel das ações educacionais neste contexto, um dos objetivos do encontro foi fortalecer o diálogo entre os órgãos na construção de soluções efetivas para o enfrentamento da violência nas ruas.

Londrina e a CMTU foram representadas pelo coordenador de Educação da companhia, Carlos Eduardo Ribeiro. Ele integrou palestras e mesas-redondas nas quais apresentou aos participantes a campanha “Olhe e Sinalize”, lançada em julho com a intenção de conscientizar pedestres e motoristas para o uso adequado e o respeito às faixas de travessia. Na oportunidade, foram exibidos os modelos de placas que têm sido implantados nas vias da cidade, bem como os materiais impressos e audiovisuais utilizados em ações de rádio, televisão e internet.

Segundo o coordenador, representantes de pelo menos 4 municípios manifestaram interesse na iniciativa, buscando a CMTU para ter acesso aos detalhes do projeto. “Falar em nome do Município é, sem dúvida, uma grande responsabilidade. No entanto, saber que os nossos programas têm sido bem recebidos é muito gratificante. Participar de eventos assim nos aproxima dos demais órgãos e nos dá poder consultivo na construção de leis, resoluções e políticas públicas em prol de um trânsito melhor”, destacou.

Ribeiro contou que o Denatran disponibilizou aos integrantes 18 cartilhas virtuais, desenvolvidas pelo próprio órgão, para a implementação de programas de educação viária nas escolas de todo o Brasil. De acordo com o coordenador, o material está sob análise da CMTU e posteriormente será encaminhado para avaliação da Secretaria Municipal de Educação. A depender do entendimento da pasta, o conteúdo poderá ser trabalhado pela companhia junto aos professores e, depois, estudantes do Fundamental I.

“Os cadernos abordam diferentes questões relacionadas à segurança no trânsito. A ideia é que os conteúdos sejam aplicados como temas transversais no currículo escolar, levando em consideração a realidade de cada cidade e de cada instituição de ensino. No Nordeste, um dos principais problemas na dinâmica das ruas é a falta do uso do capacete. Por aqui, temos a questão do cinto de segurança. E mesmo em Londrina os desafios enfrentados podem ser diferentes, já que no centro é comum a má utilização das vagas de embarque e desembarque, enquanto nos bairros a maioria dos estudantes vai à escola a pé. Ou seja, estão sujeitos a outras situações de risco”, detalhou o coordenador.

Ribeiro destacou que a coordenadoria de Educação da companhia tem atuado permanentemente em ações de conscientização. As iniciativas envolvem públicos de diferentes faixas etárias, especialmente crianças e idosos. A equipe trabalha com palestras, brincadeiras, jogos educativos, peças teatrais e outras ferramentas, visando a construção de um trânsito mais seguro e humanizado em Londrina. Solicitações de atendimento podem ser feitas pelo telefone (43) 3379-7609 e pelo endereço de e-mail educação.cmtu@gmail.com.