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CMTU inicia padronização da velocidade máxima na Saul Elkind

Via da região norte ganha novas placas e pinturas para unificar limite de circulação em 50 km/h

  • Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Quarta, 08 de Novembro de 2017, 08h57

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) iniciou nesta terça-feira (7) a readequação das sinalizações de velocidade máxima permitida na avenida Saul Elkind, na região norte de Londrina. O objetivo é a padronização do limite de circulação na via, que atualmente oscila entre 30 km/h e 50 km/h em determinados trechos. A expectativa é que o serviço, que além de novas pinturas no asfalto prevê a troca de pelo menos 20 placas, seja finalizado em uma semana.

De acordo com o diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco, a ideia é aumentar a segurança viária na região. Entre janeiro e agosto, oito pessoas morreram em acidentes na avenida, o que coloca a Saul Elkind como líder em número de óbitos no município. “Queremos melhorar as condições de mobilidade, principalmente para quem anda a pé. Além da uniformização da velocidade máxima permitida, vamos pintar mais faixas de pedestre, instalar alguns tachões, executar a manutenção de outras sinalizações e pintar também os meios-fios”, detalhou.

O diretor contou que o serviço deve contemplar cerca de 16 quilômetros da avenida, desde a rotatória com a Angelina Ricci Vezozzo até as proximidades de Cambé. Para forçar os motoristas a tirar o pé do acelerador, redutores de velocidade serão instalados em alguns trechos.

Já para reforçar a preferência de travessia do pedestre em locais não semaforizados, a companhia vai instalar na avenida mais placas da campanha “Olhe e Sinalize”, que hoje já contemplam a faixa ao lado da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (PM), no conjunto Sebastião de Melo.

O diretor ressaltou que, em frente a escolas municipais e outras instituições de ensino, o limite de circulação continuará a ser de 30 km/h, a fim de garantir a segurança dos estudantes e pais de alunos.

Com as mudanças previstas, a intenção é eliminar as possibilidades de confusão entre os motoristas quanto ao limite de tráfego, além de trazer mais fluidez ao trânsito. Segundo Pacheco, com a equiparação da velocidade em toda a extensão da via, a CMTU estará apta a utilizar radares na área para fiscalizar os condutores apressados. 
 
Mudança - A uniformização dos limites de velocidade em Londrina tem sido realizada pela CMTU gradativamente. O primeiro local a receber as adaptações, no mês de fevereiro, foi a avenida Dez de Dezembro, onde as placas implantadas unificaram o limite em 60 km/h. Em junho foi a vez da Madre Leônia Milito e da rodovia Mábio Gonçalves Palhano, na zona sul, ganharem nova limitação: 50 km/h e 60 km/h, respectivamente.

Segundo Hemerson Pacheco, outras vias da cidade podem passar pela alteração. Para identificar a demanda, técnicos da companhia têm atuado em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). “Temos trabalhado em conjunto para analisar novos locais, visando sempre a segurança e a melhoria da mobilidade. O serviço continuará a ser feito em partes mediante as nossas verificações, podendo resultar tanto em diminuição como aumento da velocidade máxima, a depender de cada caso.”

A iniciativa ocorre baseada nas especificações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para as vias arteriais, caracterizadas por interseções em nível, presença de semáforos, possibilidade de acesso a lotes lindeiros e ruas secundárias, responsáveis por ligar as diversas regiões da cidade.

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