Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU intensifica fiscalização eletrônica em Londrina
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU intensifica fiscalização eletrônica em Londrina

Para coibir excesso de velocidade, companhia reforça o uso de radares móveis a partir desta terça-feira (21)

  • Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Terça, 21 de Novembro de 2017, 08h42

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vai intensificar, a partir desta terça-feira (21), a fiscalização com radares móveis em Londrina. O objetivo é coibir o excesso de velocidade em pontos críticos, principalmente nas vias onde a sinalização preventiva não foi considerada suficiente para conter os mais apressados.

Para alertar os condutores quanto à velocidade máxima permitida e a presença dos dispositivos, todos os locais passíveis de receber a iniciativa ganharam placas e pinturas no asfalto. A primeira avenida a contar com o reforço na Operação Radar será a Saul Elkind, na zona norte, e a expectativa é levar a medida a todas as regiões da cidade.

Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco, a intenção é coibir a infração que, atualmente, é a mais cometida pelo motorista londrinense. De acordo com dados do Placar do Trânsito, somente entre janeiro e outubro foram 54.816 episódios em que o condutor ultrapassou em até 20% o limite máximo de circulação da via. “O excesso de velocidade é apontado como uma das principais causas de morte no trânsito e precisa ser combatido. Vinte pessoas morreram atropeladas em Londrina nos dez primeiros meses do ano. Acreditamos que este número poderia ser bem menor se os veículos envolvidos estivessem dentro do limite permitido para o trecho”, afirmou.

O diretor ressaltou que, nas vias onde a fiscalização será incrementada, outras alternativas foram estudadas e colocadas em prática. No entanto, as medidas se mostraram insuficientes para mudar o comportamento dos condutores. “Muitos dos pontos possuem redutores de velocidade, faixa-elevada, sinalização rigorosamente em dia e, mesmo assim, continuam registrando infrações. Diante disso, para garantir a segurança viária e, principalmente, reduzir o número de mortes de pedestres, o uso dos radares aparece como importante ferramenta”, destacou.

Pacheco adiantou que, além da Saul Elkind, corredores como a Leste-Oeste, Arthur Thomas, Henrique Mansano, Robert Koch, Inglaterra, Madre Leônia Milito e Mábio Gonçalves Palhano também devem contar com as operações. O diretor ressaltou que a utilização dos dispositivos se dará em horários alternativos, podendo ocorrer de manhã, no meio do dia ou no período da tarde. “É importante que os motoristas estejam atentos e respeitem os limites de circulação. Assim, estarão cuidando da segurança deles e dos outros, evitando ainda o recebimento de multa”, frisou.

Além dos radares móveis, a fiscalização eletrônica em Londrina é composta por aparelhos fixos e dispositivos que flagram avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres. Em toda a cidade são 18 cruzamentos cobertos pela tecnologia, responsável este ano por 86.532 registros de irregularidades.

Registrado em:
Fim do conteúdo da página