Página inicial > Últimas Notícias > CMTU realiza ajustes em cruzamento da avenida Santa Mônica

CMTU realiza ajustes em cruzamento da avenida Santa Mônica

A partir desta quinta-feira (23), motoristas que trafegam pelas ruas Ceará e Santa Terezinha não podem mais converter à esquerda na via; intenção é diminuir os congestionamentos registrados na região

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Sexta, 24 de Novembro de 2017, 08h33

Na manhã desta quinta-feira (23), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou alterações no cruzamento das ruas Ceará e Santa Terezinha com a avenida Santa Mônica, na região leste de Londrina. Além de ajustes na sinalização para proibir as conversões à esquerda em direção a Dez de Dezembro e ao campus da Unicesumar, houve a eliminação de um dos tempos dos semáforos instalados no local. O objetivo da medida é diminuir os congestionamentos registrados na área durante os horários de pico e trazer mais segurança aos que trafegam pela região.

Para indicar os condutores sobre a proibição de virar à esquerda para subir ou descer a Santa Mônica, placas foram instaladas no cruzamento e o asfalto ganhou novas pinturas. Até a próxima semana, agentes municipais vão monitorar o fluxo no entroncamento e orientar os motoristas durante a hora do rush.

Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco, as alterações ocorreram porque, após a ativação dos semáforos no local, no início de novembro, filas de carro vinham se formando nos momentos de maior movimentação na via. Outros fatores que influenciaram a decisão foram as reclamações recebidas pela companhia sobre o trânsito no local, bem como o registro de algumas colisões traseiras.

O diretor explicou que, depois da instalação dos sinaleiros na confluência das vias, houve melhora na segurança dos pedestres e condutores que passam pela região. No entanto, o período de observação indicou a necessidade de ajustes em prol da mobilidade. “Desde a implementação dos dispositivos nós já sabíamos que algumas mudanças poderiam ser feitas. Após o período de análise, verificamos que poucos veículos da Ceará e Santa Terezinha convertiam à esquerda na Santa Mônica. Mesmo com o número reduzido, os semáforos tinham um tempo específico para este movimento. Com a proibição da conversão, também este tempo extra, que estava subutilizado, pôde ser suprimido”, detalhou.

Com os ajustes realizados, os condutores agora precisam acessar as vias internas do bairro em substituição à conversão à esquerda antes realizada na Santa Mônica. O acesso alternativo pode ser feito pelas ruas Pitangui e Nossa Senhora de Lourdes.

Histórico – Acionados no último dia 6, os sinaleiros foram fixados em dois pontos da avenida. Adquiridos e implantados pela Unicesumar, os equipamentos fazem parte do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do empreendimento, como contrapartida ao Município pelo aumento do fluxo na região desde a inauguração do centro universitário na via.