Página inicial > Últimas Notícias > CMTU realiza prestação de contas das ações de 2017

CMTU realiza prestação de contas das ações de 2017

Apresentação da companhia exibiu números dos resultados obtidos nos 11 primeiros meses da atual gestão

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 08h33

O diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Moacir Sgarioni, apresentou nesta terça-feira (28), um balanço dos 11 primeiros meses de atuação à frente da pasta, cujos resultados podem atingir uma economia de mais de R$ 22,5 milhões ao longo de 12 meses. A prestação de contas, realizada no auditório da Prefeitura de Londrina, contou com a presença do prefeito Marcelo Belinati e de diversas autoridades.

cmtu.prestação.contas.V2Durante a exposição dos números, Sgarioni ressaltou os esforços da companhia no saneamento das contas, principalmente nas contratações com as terceirizadas. Ele relatou que as economias estão sendo obtidas nos contratos, somadas a negociações feitas com as concessionárias do transporte coletivo, acordos de dívidas com a Copel e Sanepar e a decisões favoráveis em ações judiciais, entre outras medidas. Mais de R$ 14 mi correspondem a reduções em termos de serviços, R$ 7,5 mi são referentes a negociações nas contas de água e energia elétrica e outros R$ 784 mil envolvem descontos em processos na Justiça.

Boa parte do valor total a ser economizado refere-se à contratação da empresa Kurica Ambiental Ltda., que em um ano vai poupar os cofres da companhia em R$ 3.641.300,00 com a coleta do rejeito e do lixo orgânico. Outro contrato que proporcionou economia foi o que licitou os serviços de manutenção, compactação e compostagem na Central de Tratamento de Resíduos (CTR). No certame realizado em outubro, a vencedora apresentou o valor de R$ 221,5 mil mensais contra R$ 395 mil do negócio anterior. A nova empresa passa a operar a CTR no dia 1º de dezembro e, nos próximos 12 meses, o Município vai deixar de gastar R$ 2.092.362,96.

Além da redução de custos, todos os novos acordos mantiveram o mesmo objeto licitado ou agregaram ainda mais atividades em relação ao que era contemplado nos anteriores. O atual contrato de recolhimento dos resíduos domiciliares, por exemplo, acrescentou mais um caminhão à frota da coleta. Na antiga contratação eram 18 e agora são 19.

Para o prefeito Marcelo Belinati, o aumento dos trabalhos oferecidos à população, aliado à diminuição de despesas, mostra eficiência na gestão pública. “Os números exibidos hoje revelam que é possível fazer diferente. No caso da coleta seletiva, houve expansão de mais de 10 mil residências atendidas, acréscimo no valor repassado aos catadores e, ainda assim, redução de 22,1% no custo total do serviço”, ressaltou.

O prefeito elogiou a atuação de Moacir Sgarioni à frente da CMTU e reafirmou o compromisso do Município em avançar ainda mais na transparência administrativa. “Eu confio no trabalho dele, sei do caráter que possui, conheço a seriedade e a minúcia com que conduz as atividades em que se envolve. A iniciativa de expor os relatórios da companhia mostra lisura absoluta e respeito com o cidadão. Além disso, dá ferramentas de controle e possibilita que a gente trabalhe com metas”, afirmou.

cmtu.prestação.contas.V3Perspectiva - Durante o evento, o presidente da CMTU informou também que novas determinações para a concessão do passe livre devem resultar na redução de R$ 3,5 mi nos gastos com o benefício. Ele anunciou ainda que notificou as empresas de ônibus a repassarem à companhia 4% sobre o montante pago pela Prefeitura nos últimos quatro anos pelo subsídio aos estudantes. O índice é referente à taxa de administração e o valor ultrapassa os R$ 2 mi. A expectativa é que a quantia angariada sirva para o investimento em melhorias nos terminais de integração.

Além de abordar as conquistas da companhia nos últimos 11 meses, Sgarioniadiantou  algumas ações programadas para os próximos meses. Dentre elas, a preparação para o lançamento de licitações para dois importantes serviços para a cidade:  atividades de restauração e implantação de placas com nomes de vias e operação de guinchos-plataforma. A intenção é que os veículos sejam utilizados na remoção de sucatas de automóveis abandonadas, apreensão de caçambas irregulares e carros em desacordo com as leis de trânsito, bem como no combate ao descarte irregular de detritos.

Outra novidade anunciada foi a aquisição de um caminhão equipado com maquinário apropriado à pintura viária, no valor estimado de R$ 240 mil. “Como profissional, entendo que todo empregado deve prestar contas sobre as tarefas que realiza. Tenho por hábito utilizar planilhas para o detalhamento de gastos e acredito que toda administração que não se atém aos custos está fadada ao fracasso. É por isso que eu faço questão deste modelo administrativo. Fizemos muita coisa nos últimos meses e estamos comprometidos em continuar avançando”, assegurou Sgarioni.

Além das informações já disponíveis no site da CMTU, a prestação de contas será publicada na íntegra, no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br, a partir da tarde desta quarta-feira. Na página, todos os dados dos últimos anos poderão ser encontrados planilhados, detalhados e facilmente acessíveis à população.

Marcaram presença no evento os vereadores Jairo Tamura, Vilson Bittencourt, Felipe Prochet, Estevão da Zona Sul, o líder do prefeito na Câmara, Péricles Deliberador, e o vice-presidente da Câmara, Ailton Nantes. A exposição dos números contoutambém com o vice-prefeito, João Mendonça, secretários municipais, conselheiros, gerentes e coordenadores da CMTU.A prestação de contas foi acompanhada ainda por representantes da sociedade civil organizada, entre elas, Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Sociedade Rural do Paraná, Casa do Empreendedor, Cismepar, Sinduscon e Observatório de Gestão Pública.

Para acessar a apresentação completa clique aqui