Página inicial > Últimas Notícias > CMTU capacita Guardas Municipais de Londrina para atuação no trânsito

CMTU capacita Guardas Municipais de Londrina para atuação no trânsito

Ação em conjunto vai permitir que GMs auxiliem na orientação e na fiscalização dos condutores

• Escrito por Assessoria de Imprensa - CMTU
  • Criado: Sexta, 02 de Fevereiro de 2018, 08h28

A partir desta segunda-feira (5), às 8 horas, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) inicia o treinamento de 13 agentes da Guarda Municipal (GM) para a atuação em atividades de fiscalização e orientação do trânsito em Londrina. Além dos guardas, participam da capacitação quatro fiscais do Departamento de Trânsito de Ibiporã. Com previsão de encerramento no dia 23, o curso tem 8 horas diárias de duração. A aplicação dos conteúdos teóricos ocorre no auditório da Prefeitura, localizado no 2º piso do prédio, e a parte prática está programada para acontecer nas ruas e avenidas da cidade.

Segundo Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação da CMTU, entre as temáticas a serem abordadas estão o estudo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, questões relacionadas à ética e cidadania, além de técnicas de abordagem e noções sobre engenharia de tráfego. “O objetivo principal é que os participantes compreendam a dinâmica viária e saibam como agir em cada situação, levando sempre em conta a função social do agente e o objetivo maior da sua atuação, que é a preservação da vida”, afirmou.

Para atingir os propósitos desejados, a capacitação vai envolver a utilização de apostilas criadas pela própria CMTU, disponibilizadas aos guardas e agentes de Ibiporã em formato impresso e digital. A ideia é facilitar a leitura dos conteúdos em computadores e dispositivos móveis. Além disso, está prevista a exibição de vídeos e outros materiais audiovisuais cujas situações mostradas devem servir de tema para debates entre os instrutores e alunos.

Já as atividades práticas pretendem colocar os participantes em condições reais de imprevistos no trânsito. Semáforo apagado ou intermitente, bloqueio de vias, controle manual do fluxo, utilização de cones para desvios viários, acidentes. A expectativa é que estas e outras ocorrências sejam simuladas para que os integrantes possam experimentar os desafios vividos diariamente nas ruas. Completa o treinamento a realização de um estágio de 30 dias após a finalização do curso, oportunidade em que guardas e agentes da CMTU sairão juntos para as atividades de patrulhamento.

Por meio de convênio entre a Secretaria Municipal de Defesa Social e a CMTU, após a finalização de todas as etapas, os guardas municipais estarão habilitados a atuarem com ações de fiscalização e orientação do trânsito, aplicarem multas por infração e realizarem blitz em conjunto com a companhia ou sozinhos. Assim, eles poderão auxiliar os agentes municipais, principalmente em horários como à noite e nos finais de semana, quando os profissionais trabalham em escala reduzida.

De acordo com o sargento e diretor administrativo da Secretaria Municipal de Defesa Social, Valdir Roque de Lima, a iniciativa é um ganho para o Município, pois garante mais servidores atuando na segurança do trânsito. “Como os guardas municipais atuam 24 horas por dia, 30 dias por mês, eles vão auxiliar os trabalhos dos agentes da CMTU, dando mais segurança aos pedestres e motoristas, em todos os horários, inclusive à noite e de madrugada. A intenção é que o número de infrações e de acidentes diminua com essa ajuda”, explicou.

Para isso, existe a previsão de que os aparelhos de videomonitoramento da Secretaria de Defesa Social sejam também utilizados e, por meio do convênio, a CMTU ceda os equipamentos necessários para a fiscalização, como o talonário eletrônico. Assim, a parceria não gerará nenhum custo adicional para os cofres do Município.

Para que os guardas municipais estivessem aptos a passar pelo treinamento ministrado pela CMTU, antes foi necessário que os 13 participantes recebessem  capacitação prévia por meio de outro curso, dado pelos técnicos do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN/PR).  Atualmente, mais 40 GMs estão participando da qualificação do DETRAN e devem ser formados pela CMTU até o segundo semestre deste ano.