Página inicial > Últimas Notícias > CMTU realiza alterações viárias no Parque Guanabara

CMTU realiza alterações viárias no Parque Guanabara

Após conclusão do trabalho iniciado nesta segunda-feira (19), trânsito nas ruas La Paz e Georgetown passará a ser em mão única. Já no cruzamento da Montevidéu com a avenida Higienópolis  conversões à esquerda serão proibidas

• Escrito por Assessoria de Imprensa - CMTU
  • Criado: Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 08h40

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) iniciou, nesta segunda-feira (19), o trabalho de readequação das placas e pinturas viárias nas ruas La Paz e Georgetown, no Parque Guanabara, região sul da cidade. Com a finalização das atividades, o fluxo de veículos nos logradouros – que atualmente ocorre nos dois sentidos de circulação – passará a ser somente em mão única. A execução das mudanças atende ao projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e tem previsão de término até quarta-feira (21), a depender das condições climáticas.

Após a entrega dos serviços, o trânsito na rua La Paz funcionará apenas em direção ao Lago Igapó. Já os deslocamentos na Georgetown poderão ser feitos, exclusivamente, rumo à avenida Madre Leônia Milito. Outra novidade para o trânsito da área é que, com a implantação das alterações, não será mais permitida a conversão à esquerda na avenida Higienópolis para quem estiver na rua Montevidéu. Os semáforos instalados neste cruzamento serão reajustados com a exclusão de um tempo, obrigando os condutores a seguir reto ou tão somente virarem à direita.

Como não será possível acessar a Higienópolis virando à esquerda, quem estiver seguindo pela Montevidéu em direção à Gleba Palhano poderá realizar o percurso mantendo-se na mesma via, bem como acessando as ruas Lima ou Georgetown no sentido Madre Leônia. Já para quem estiver rumo ao jardim Bela Suíça e quiser sair da Montevidéu para a Higienópolis, a alternativa será tomar as ruas La Paz ou, mais uma vez, Lima.

Segundo a diretoria de Trânsito da CMTU, as intervenções devem melhorar a fluidez do tráfego nas vias da região. Dentre os locais beneficiados pelas melhorias está o entroncamento da Higienópolis com a Montevidéu – hoje um ponto de gargalo durante os horários de pico. A expectativa é que, com a eliminação do ciclo semafórico reservado às conversões à esquerda neste local, o ganho de tempo seja capaz de possibilitar ajustes também em outros sinaleiros ao longo da via. A ideia é que, a partir da atual medida, novas iniciativas sejam tomadas para melhorar o fluxo na avenida.

Depois da conclusão dos trabalhos de readequação viária, agentes da companhia vão orientar os motoristas e motociclistas quanto às mudanças. De acordo com o diretor de Trânsito, Hemerson Pacheco, o período de conscientização deve durar cerca de uma semana – tempo considerado suficiente para informar os usuários do trecho. “Além de placas, diversas setas e outras pinturas alertando sobre a mão única na La Paz e Georgetown e sobre a proibição de conversão à esquerda na Higienópolis, nossos fiscais estarão presentes no entorno durante vários dias seguidos. Somente após as atividades de orientação é que a companhia começará a fiscalizar com a emissão de multas o cumprimento das novas regras para as vias”, contou.