Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU implanta nova sinalização em trecho da rua Faria Lima
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU implanta nova sinalização em trecho da rua Faria Lima

Após intervenções realizadas pela Secretaria de Obras, percurso entre o Aterro do Igapó e o Lago III começa a receber placas, tachões, marcas de canalização e pinturas viárias

  • Criado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 16h08

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) iniciou nesta quinta-feira (22) a implantação de novas placas, pinturas viárias e a colocação de tachões refletivos na rua Prefeito Faria Lima, entre o Aterro do Igapó e o Lago III. A ação ocorre simultaneamente às intervenções que estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) na via, envolvendo serviços de recape asfáltico, limpeza e recuperação de bueiros, além da introdução de barreiras “New Jersey” ao longo do trecho revitalizado. A expectativa é que o término do serviço seja nesta sexta-feira (23).

O trabalho da companhia tem por objetivo garantir a segurança dos pedestres que circulam pela região para ir e voltar do trabalho e, principalmente, praticar atividades físicas. Além disso, visa forçar a redução da velocidade e alertar os condutores sobre a presença de resguardos sobre a ponte, no sentido UEL – centro de Londrina.

O diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco, explicou que a sinalização vem para contemplar, prioritariamente, a proteção dos pedestres, mas também para assegurar boas condições de mobilidade e segurança aos motoristas. “As novas pinturas vão contemplar um trecho de aproximadamente 200 metros entre as ruas Professor Joaquim de Matos Barreto e Bento Munhoz da Rocha Neto. Apesar de ter uma extensão relativamente curta, a parte restaurada da via vai receber diversas intervenções”, contou.

Semelhante aos blocos de concreto utilizados na rua Charles Lindenberg, na região leste, instalados na via durante o período de restrição do trânsito em função dos estragos causados pelas chuvas do final de 2016, os anteparos pré-fabricados fixados pela SMOP atuam como divisor de fluxo e trincheira protetora.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os dispositivos de proteção, rígidos e contínuos, têm forma, resistência e dimensões capazes de fazer com que veículos desgovernados sejam reconduzidos à pista sem redução brusca de velocidade e nem perda de direção.

Os aparatos funcionam de forma que, em casos de colisões, estas aconteçam com o mínimo de danos ao automóvel, seus ocupantes e à própria barreira, de modo que os acidentes não sejam agravados por saídas de pista, colisões secundárias contra árvores ou postes e batidas frontais com carros trafegando em sentido oposto, por exemplo.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, os trabalhos de recape asfáltico neste trecho da rua Faria Lima, iniciados na última segunda-feira (19), já foram concluídos, assim como os serviços de limpeza e recuperação de bueiros. “A instalação das barreiras “New Jersey”, que ocorre no trecho revitalizado, deve ser finalizada nesta sexta-feira (23), junto aos procedimentos de sinalização viária que estão sendo feitos pela CMTU. Todas essas melhorias tornarão mais segura a passagem de pedestres por essa parte da via, que tem grande fluxo de veículos”, disse.

Também estão previstos serviços de poda de árvores na área desta nova faixa para a passagem de pedestres construída na Faria Lima. Os trabalhos devem ser feitos nesta sexta-feira (23) pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). “O objetivo é fazer o levante das árvores que estão muito baixas para que as pessoas possam caminhar naquela localidade sem problemas”, informou o Diretor Operacional da Sema, Paulo Roberto Guilherme.

Sinalização - Os trabalhos da CMTU ainda incluem a demarcação de legendas de aproximação com os dizeres “cuidado”, “atenção” e “devagar”, a pintura de marcas de canalização para direcionamento do tráfego, além da colocação de uma “yellow box” – encarregada de proibir a parada de veículos em cruzamentos – e de tachões refletivos, que facilitam a visualização da faixa de rolamento em situações de baixa visibilidade.

O diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco, informou ainda que, no trecho revitalizado, a velocidade máxima permitida cairá de 50 km/h para 30 km/h. Tudo para reduzir ao máximo as chances de colisões e, sobretudo, atropelamentos. “Após o término da ação, a CMTU vai intensificar as ações com radares móveis no local. A intenção é que, numa via bastante movimentada, que dá acesso à maior universidade do município e a vários condomínios e áreas de lazer, a circulação de pedestres, condutores e motociclistas ocorra de forma harmônica, com agilidade e segurança para todos”, afirmou.

Registrado em:
Fim do conteúdo da página