Página inicial > Últimas Notícias > CMTU finaliza vistoria do transporte escolar em Londrina

CMTU finaliza vistoria do transporte escolar em Londrina

Realizado entre janeiro e fevereiro, período de inspeção foi encerrado com 116 dos 130 veículos verificados

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Sexta, 02 de Março de 2018, 08h12

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) finalizou nesta quarta-feira (28) a vistoria semestral obrigatória do transporte escolar em Londrina. Dos 130 veículos autorizados a explorar o serviço, 116 foram submetidos à inspeção dentro do prazo e outros 14 deixaram de passar pela checagem.

Dentre os faltosos, um transportador ainda formalizou junto à companhia a desistência do alvará. Com isso, 13 proprietários de vans ou micro-ônibus serão notificados, a partir da próxima segunda-feira (5), a realizar o procedimento dentro de sete dias úteis. Passado o período, os que permanecerem irregulares terão a licença revogada.

Segundo o coordenador de Transporte Comercial da CMTU, José Carlos da Silva, a intimação será entregue via Correios ou pessoalmente, pela abordagem dos agentes municipais. “A partir do recebimento, o interessado terá alguns dias para efetivar a vistoria. Depois disso, os que não se adequarem serão sumariamente excluídos da frota, ficando impedidos de atuar na condução de estudantes”, explicou.

O coordenador ressaltou o amplo trabalho de divulgação realizado pela companhia para convocar os transportadores. “Além das notícias veiculadas pela imprensa local, a CMTU ainda prorrogou o prazo, entrou em contato por telefone com os autorizados e concedeu todas as chances para que eles tivessem a situação normalizada. Ainda assim, 13 deixaram de cumprir com a obrigação, o que denota desinteresse em continuar na atividade”, avaliou.

Mesmo que a notificação a ser emitida dê sete dias para a inspeção, hoje mesmo os faltosos já se encontram em desacordo com a legislação. Isto é, a partir desta quinta não podem mais fazer o transporte de alunos. Caso sejam flagrados em operação, as vans e os micro-ônibus podem ser multados em R$ 195,23, o que corresponde a uma infração de natureza grave, com perda de 5 pontos na carteira de habilitação do condutor.

Silva orientou que os pais tenham cuidado com a contratação de serviços desta natureza, buscando sempre transportadores rigorosamente em dia com o Município. “Os contratantes que desconfiarem de veículos clandestinos podem e devem registrar a denúncia na CMTU. Para isso, bastar ligar nos números 3379-7966 e 3379-7973”, disse.

O próximo período para a checagem da frota será no segundo semestre, durante as férias de julho.