Página inicial > Últimas Notícias > Com parceria do Boa Praça, morador transforma terreno público na região leste

Com parceria do Boa Praça, morador transforma terreno público na região leste

Antes alvo de descarte constante de lixo e entulho, lote agora abriga plantação de mandioca, quiabo, feijão de corda e abóbora

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Terça, 06 de Março de 2018, 08h28

Na manhã do último sábado (3), o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Moacir Sgarioni, visitou a rua Gertrudes Bischof, no Jardim Graziella, para conhecer o trabalho que um morador do bairro realiza no terreno público de 1.106 m² situado na via. Na oportunidade, além de reconhecer o empenho do cidadão no cuidado com a área, o dirigente foi presenteado com mandiocas frescas, produzidas no local sem nenhum tipo de agrotóxico.

Quem hoje observa a vistosa plantação nem imagina que, anos atrás, o cenário era bem diferente. Antes de ser adotado por meio do programa Boa Praça, o pedaço de terra era alvo constante de descarte irregular de lixo. Somado ao crescimento acelerado do mato nos períodos mais chuvosos do ano, o problema incomodava os moradores do entorno. Sujeira, insetos e a presença de pessoas suspeitas no meio da vegetação traziam dor de cabeça à vizinhança.

Mas, a situação começou a mudar quando Mauro Fujiwara, que reside próximo ao terreno, recebeu um ultimato do médico: o senhor precisa praticar atividade física. Preocupado com a recomendação e, ao mesmo tempo, certo de que continuaria a manter distância das academias, ele decidiu se dedicar à manutenção do lote. “Sempre gostei de mexer com a terra, mas era difícil encontrar tempo para me deslocar até a chácara de um familiar para fazer isso. Foi aí que minha esposa deu a ideia de unir o cuidado com a saúde com uma atividade que me enche de prazer”, contou.

O morador buscou a CMTU e, pelo Boa Praça, em novembro de 2016 iniciou o plantio de mandiocas na área. Antes disso, realizou o corte do mato – que na época ultrapassava um metro de altura - e fez a remoção dos entulhos clandestinos depositados no local.

A revitalização do espaço durou cerca de 40 dias e resultou na retirada de duas toneladas de resíduos irregulares. Para isso, Mauro dividiu a rotina de trabalho como escriturário com a atuação no terreno. Sempre que podia, após o expediente ou durante os finais de semana, ele pegava a enxada e outros utensílios – alguns emprestados dos vizinhos – e se dirigia ao lote para tocar as atividades de limpeza.

Os entulhos, retirados aos baldes, foram depositados na via e, juntamente com o mato, foram recolhidos e tiveram a destinação final adequada por parte da CMTU, que desde o início apoiou a iniciativa do morador.

O resultado não tardou a chegar. Com o preparo da terra para torná-la propícia ao cultivo, em março de 2017 veio a primeira colheita. Os cerca de 630 pés de mandioca semeados renderam mais de uma tonelada da raiz – tudo dividido entre os residentes das proximidades, amigos e parentes. Isso sem falar nos pés de quiabo, feijão de corda e abóbora.

Mas os benefícios com a transformação do local não ficaram restritos a aspectos de limpeza, segurança e saúde pública. Durante os meses de lida com o terreno, Fujiwara chegou a emagrecer 12 kg, o que significou melhoria na saúde e na autoestima do cidadão. “Isso pra mim é uma terapia. Além de auxiliar no controle da diabetes e dos níveis de triglicerídeos, faz um bem danado para a mente”, afirmou.

Outro fator positivo é que, depois do novo visual, a área deixou de ser utilizada para o despejo de detritos. “As pessoas pararam de jogar, acho que por verem o cuidado que vem sendo feito. Os moradores da região também passaram a se sentir responsáveis pelo local. Estão sempre alertas para não permitirem a má utilização do espaço”.

Fujiwara acredita que a população deveria se conscientizar mais sobre a conservação das áreas verdes em Londrina. Não jogar lixo nas ruas, separar o material reciclável e, de maneira voluntária, contribuir com manutenção e o embelezamento da cidade, segundo ele são formas de exercer a participação cidadã.

Para seguir o exemplo do morador e também assumir a zeladoria de algum logradouro público no município, o interessado pode procurar a CMTU para formalizar a parceria do Boa Praça. Para isso, basta protocolar a solicitação apresentando cópia do RG, CPF, comprovante de residência e a proposta de ação para o lugar escolhido.

O modelo da carta de intenções pode ser baixado pelo site da CMTU, no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br. Em troca dos serviços, o munícipe ou empresa ganha o direito de instalar placas publicitárias nos locais. Para tirar dúvidas quanto os procedimentos necessários à parceria, o solicitante pode entrar em contato com a CMTU pelo telefone 3379- 7985, além dos endereços de e-mail boapracalda03@gmail.com e sac.cmtu@gmail.com.