Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Atividades

ed tr atividades banner

ed tr palestras banner

A formação de condutores e pedestres deve começar no ambiente escolar. O Setor de Educação de Trânsito realiza palestras para todas as faixas etárias. São momentos que têm como objetivo fazer a criança e jovem a pensar suas atitudes no trânsito.
Para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I os temas são trabalhados de forma lúdica, fazendo com que a criança se identifique nas suas propostas. Para tal é utilizado jogos, vivência na faixa de pedestre. Os adolescentes são convidados a refletirem de forma mais crítica, pensando sua realidade e o que podem fazer para modificá-la.
No caso do Ensino Médio e do Ensino Superior as abordagens são voltadas principalmente para a direção responsável, levando os jovens a se conscientizarem da importância de seu papel na prevenção de acidentes, construindo assim um trânsito mais humano.
Para a área empresarial são formuladas de acordo com as necessidades e interesse das empresas. São abordados assuntos relacionados ao trânsito no intuito de prevenir acidentes e conscientizar o público quanto aos riscos que o trânsito pode oferecer quando não agimos com atenção e responsabilidade.
Para as demais instituições também são observadas as necessidades locais e são incentivadas as atitudes de respeito ao direito do próximo. O objetivo é culminar num trânsito mais harmônico que venha ao encontro do discurso religioso.

ed tr blitz banner

O Setor de Educação de Trânsito realiza blitz educativa com o objetivo de fazer com que condutores tenham um momento de reflexão, lembrando dos altos índices de acidentes, inclusive dentro da cidade. A finalidade é a conscientização para um trânsito mais seguro e harmônico. As blitz abordam os seguintes temas:

  • Velocidade
  • Cinto de segurança/cadeirinha
  • Faixa de pedestre
  • Estacionamento seguro
  • Uso do telefone celular

Sazonalmente ainda são realizadas blitz em datas comemorativas, como acontece na Semana Nacional de Trânsito e no Dia do motociclista, por exemplo.

ed tr orientacao banner

Com o aumento da frota de veículos, a verticalização de determinados bairros ou por quaiquer outros motivos, várias mudanças de sinalização são realizadas pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização. Para tais mudanças, faz-se de primordial importância a orientação à população. Dessa forma, servidores do Setor de Educação do Trânsito orientam moradores e comerciantes antes mesmo de ocorrerem as modificações. Após a nova sinalização implantada, caso necessário, a equipe continua com o trabalho, que pode ser realizado em parceria com o Departamento de Fiscalização.

ed tr volta eventos banner

O Setor de Educação de Trânsito também participa de eventos, sejam eles culturais, esportivos, escolares. Dessa forma, é reforçado o aprendizado quanto ao respeito e à responsabilidade de cada um no trânsito.

ed tr volta aulas banner

Por meio de panfletagens e abordagens, pais e alunos recebem orientação na entrada e saída das escolas principalmente no início dos períodos letivos. Uma campanha que tem como objetivo conscientizar condutores e pedestres sobre os principais problemas enfrentados na porta das escolas da cidade. Atividade realizada em parceria com o Departamento de Fiscalização.

registrado em:
Fim do conteúdo da página