Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Atividades

O Setor de Educação de Trânsito realiza palestras em escolas, universidades, empresas e instituições. São momentos que têm como objetivo promover conhecimento sobre as leis de trânsito visando a reflexão sobre como as atitudes individuais influenciam o bem estar de todos.

Para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, os temas são trabalhados de forma lúdica, fazendo com que a criança se identifique nas situações cotidianas. Para tal, são utilizados jogos e vivências reais na faixa de pedestre e no entorno da escola.

No caso do Ensino Médio e do Ensino Superior, as abordagens são voltadas principalmente para a direção responsável, levando os jovens a se conscientizarem sobre importância de seu papel na prevenção de acidentes, construindo assim um trânsito mais humano.

Para a área empresarial, as ações são formuladas de acordo com as necessidades e interesse das empresas. São abordados assuntos relacionados ao trânsito com o intuito de prevenir acidentes e sensibilizar o público quanto aos riscos que o trânsito pode oferecer quando não agimos com atenção e responsabilidade.

Para as demais instituições também são observadas as necessidades locais e são incentivadas atitudes de respeito ao direito do próximo.

 

NOVO SITE (7).png

O Setor de Educação de Trânsito realiza blitz educativa com o objetivo de fazer com que condutores tenham um momento de reflexão, lembrando dos altos índices de acidentes, inclusive dentro da cidade. 

As blitz abordam os seguintes temas:

  • Velocidade
  • Cinto de segurança/cadeirinha
  • Faixa de pedestre
  • Estacionamento seguro
  • Uso do telefone celular

Sazonalmente são realizadas blitz em datas comemorativas, como acontece na Semana Nacional de Trânsito e no Dia do Motociclista, por exemplo.

 

NOVO SITE (3).png

Quando acontece algum tipo de modificação no trânsito, como bloqueios, interdições, mudanças no fluxo de veículos, novas sinalizações, instalação de radares, entre outras situações que possam mudar a percepção dos motoristas, são realizadas ações de orientação para a população.

Dessa forma, servidores do setor de Educação do Trânsito orientam as pessoas que transitam pela via antes, durante e após ocorrerem as modificações. 

Com esse trabalho preventivo, o objetivo é minimizar os impactos das modificações no cotidiano das pessoas, promovendo uma melhor adaptação ao trânsito de veículos nos locais alterados.

 

NOVO SITE (7).jpg

O setor de Educação de Trânsito também participa de eventos culturais, esportivos ou escolares promovendo a interação  com os participantes. Como forma de reforçar o aprendizado, as atividades são desenvolvidas de maneira prática para que os participantes consigam perceber como deve ser sua postura no trânsito. 

 

NOVO SITE (8).jpg

Por meio de panfletagens e abordagens, pais e alunos recebem orientação na entrada e saída das escolas, principalmente no início dos períodos letivos. Essa campanha tem como objetivo conscientizar condutores e pedestres sobre os principais problemas enfrentados na porta das escolas da cidade. 

 

NOVO SITE.jpg

As atividades descritas abaixo seguem o calendário do Detran -PR e a resolução do Contran nº 871 de 13 de setembro de 2021. 

Portfólio de ações 2020-2021.jpgPortfólio de ações 2020-2021 (1).jpg

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página