Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Quem somos > Histórico > Fotos Históricas
Início do conteúdo da página

Fotos Históricas

 

Em 10 de dezembro de 1934, com o Decreto nº 2519, foi criado o Município de Londrina. A Prefeitura Municipal foi instalada, provisoriamente, na esquina das ruas Maranhão e Minas Gerais. Em 29 de julho de 1942, a Prefeitura mudou-se para o Paço Municipal, na esquina das ruas Santa Catarina e Minas Gerais (que abrigou também o Fórum, e posteriormente, a Câmara Municipal).

Em 1972, a sede administrativa e todos os serviços foram transferidos para a Av. Juscelino Kubischeck, esquina com a rua Prof. João Cândido no governo do prefeito Dalton Fonseca Paranaguá, onde posteriomente se tornou a Junta Militar. Em 1993 passou a ser também a sede da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização- CMTU. Em 1996 a Junta Militar não continuou no edifício, permanecendo somente a CMTU, a qual se encontra até os dias atuais.

O prédio foi realizado pelo arquiteto Aristeu Paiva, sendo a data de entrada do projeto 06/12/1967 com conclusão em 1968/1969. O prefeito nesse ano era José Hosken de Novaes.

O edifício se encontra a sul do cemitério São Pedro, inserido na quadra 20 da subdivisão de lotes 120, na Zona Residencial 4 em um terreno de esquina, com lote de 1.138,06 m². Seu entorno é marcado por construções baixas, como restaurantes, clínicas, estacionamentos, etc. O imóvel é de interesse histórico por ter abrigado uma das sedes da prefeitura e representar um momento de expansão da cidade.

Anexo ao prédio principal, na divisa do lote aos fundos do estacionamento, encontra-se o antigo prédio da Medicina do Trabalho, construído em 1973. Atualmente faz parte do conjunto da CMTU abrigando a Diretoria de Operações.

 Obras  de construção do prédio

NF.017867

NF.017868

NF.018208 1

16801 OK

 

 

Fotos do prédio como antiga sede da Prefeitura

PML 22846 Autor Oswaldo Leite OK

Fonte: Oswaldo Leite

PML 22852 Autor Oswaldo Leite OK

Fonte: Oswaldo Leite

 

Fotos atuais da CMTU

 

cmtu1

cmtu3

Informações complementares

1º Presidente da Comurb foi Marcos de Toledo Tito que acumulava a pasta de Planejamento do Prefeito Luiz Eduardo Cheida em 1993

1º Presidente da CMTU em 2000 foi Gustavo Gomes dos Santos com o Prefeito em exercício Jorge Scaff

 

Fontes

  • “Estudos sobre a CMTU – Londrina atual e as consequências de sua intervenção” - Trabalho realizado pelos alunos do 3º ano de Arquitetura da Unifil: Amanda Carolina Balestrini Marques, Ana Beatriz Siena, Brenda Satin Souza, Célio Ferreira Filho, Giovana Piccinini, Mariana Marques, Carla de Barros Caires.
  • Solange Batigliana -  Secretaria Municipal de Cultura. 
  • Rachel Zekveld Daher – Arquiteta e Urbanista Diretoria de Projetos do IPPUL
  • Site da Prefeitura de Londrina 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página