Página inicial > Últimas Notícias > CMTU define empresa para a coleta do lixo domiciliar

CMTU define empresa para a coleta do lixo domiciliar

Em uma disputa de cinco empresas, a Kurica Ambiental foi a vencedora do pregão, realizado nesta sexta-feira, com o menor preço: R$ 111,00 a tonelada do lixo recolhido

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Publicado: Sexta, 10 de Março de 2017, 16h47

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) realizou nesta sexta-feira (10), pela manhã, o pregão que definiu a Kurica Ambiental como a vencedora do processo de licitação. A empresa será a responsável, nos próximos 12 meses, pelos serviços de coleta dos resíduos domiciliares orgânicos e rejeitos de Londrina.
A empresa, com sede em Londrina, apresentou a proposta de realizar o serviço por R$ 111,00 a tonelada de lixo recolhido, abaixo do valor praticado atualmente, fruto de um contrato emergencial celebrado na administração passada. As outras empresas que participaram do pregão foram a Locar Saneamento Ambiental (Caruaru/PE); Consita Tratamento de Resíduos (Belo Horizonte/MG); Racli Limpeza Urbana (Criciúma/SC) e a Costa Oeste Serviços de Limpeza (Medianeira/PR).
Por determinação do prefeito Marcelo Belinati, o termo de referência que balizou o Edital de Licitação foi construído com a participação do Observatório de Gestão Pública, do Conselho de Transparência, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Controladoria-Geral e da Procuradoria-Geral do Município.
Atualmente são coletadas diariamente em Londrina cerca de 400 toneladas de lixo. Para dar conta do recolhimento, conforme o edital, a empresa terá a responsabilidade de colocar à disposição do Município, de segunda-feira a sábado, 16 caminhões compactadores com capacidade para 19 m³ e outros três de 15 m³, além de dois carros e uma caminhonete. A empresa tem que dispor de no mínimo 164 funcionários diretamente na coleta, entre motorista e coletores.
O valor final do Contrato ainda dependerá de um acordo coletivo do sindicato dos coletores com a empresa vencedora do edital, conforme determinação do Ministério Público do Trabalho, o que poderá elevar o valor da tonelagem de lixo.

De acordo com o presidente da CMTU, Moacir Sgarioni, o pregão foi bastante disputado, o que demonstrou o interesse e a confiança das empresas na lisura do certame. “Agradecemos a confiança de todas as empresas concorrentes. Isto garantiu economia para o Município”, declarou.
Quanto ao novo contrato, Sgarioni afirmou que vai proporcionar uma melhoria na qualidade do serviço prestado, já que além do aumento de caminhões, será ampliada a fiscalização por meio da telemetria, que proporcionará à CMTU o acompanhamento em tempo real da prestação dos serviços.

Foto: Ilustrativa