Página inicial > Últimas Notícias > CMTU fiscaliza o transporte irregular de pessoas em Londrina

CMTU fiscaliza o transporte irregular de pessoas em Londrina

Ação conjunta ocorreu no final de semana e resultou na autuação de quatro motoristas não licenciados para o serviço

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU

Na noite do último sábado (14), uma força-tarefa da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) em conjunto com a Guarda Municipal (GM) intensificou a fiscalização sobre condutores que realizam o transporte remunerado de passageiros sem autorização. A ação começou às 21h30 e durou até a madrugada de domingo, com saldo de quatro autuações.

Na oportunidade, fiscais da companhia e agentes da GM percorreram as áreas de embarque e desembarque do Aeroporto José Richa, do Terminal Rodoviário de Londrina (TRL), além do entorno de casas noturnas na região central da cidade. Segundo o gerente de Transportes da CMTU, Wilson de Jesus, o objetivo era inibir a presença de condutores não licenciados. “Identificamos os principais pontos onde essa modalidade de transporte tem ocorrido e posicionamos nossos servidores nos arredores, de modo a inibir a aproximação dos motoristas irregulares”, afirmou.
Ele explicou que, apesar da atuação ostensiva, houve casos de pessoas que desconsideraram a presença da fiscalização. “Nossos agentes ficaram na área de embarque do aeroporto, no cruzamento da avenida Santos Dumont com a rua Augusto Severo e na praça Nishinomiya. Mas mesmo com os agentes posicionados em diferentes pontos, alguns transportadores irregulares insistiram na realização das viagens e acabaram multados”, citou.
De acordo com o artigo 231 Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo efetuando o transporte remunerado de pessoas, quando não licenciado para esse fim, configura infração média, com perda de quatro pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 130,16.
fiscalização.uber.foto CMTU.2O gerente de transportes da companhia ressaltou que optar por um transporte licenciado junto ao poder público, como é o serviço de táxi, é importante na medida em que resguarda o cliente de eventuais problemas. “Quando o passageiro escolhe um serviço regularizado junto ao Município, ele tem a segurança de que o veículo é vistoriado e credenciado, assim como o motorista é cadastrado. Isso atesta que o condutor é devidamente capacitado e o automóvel está em condições adequadas para rodar”, destacou.
Ele afirmou que, além da fiscalização que já ocorre no dia a dia de trabalho dos servidores da companhia, novas ações em conjunto com a Guarda Municipal devem ocorrer no período noturno ao longo dessa semana. Aos sábados e domingos, as rondas serão intensificadas.

Fotos: Divulgação - CMTU